19/12/2008

A Universidade Corporativa dos Correios (UNICO), localizada em Brasília, completa seis anos neste dia 18 de dezembro (quinta-feira). O órgão foi implantado em 2002, época em que grandes empresas nacionais e estrangeiras passaram a adotar o sistema de universidade corporativa. Nos Correios, como o próprio nome sugere, a UNICO veio para “unificar” as ações educacionais da empresa e estendê-las para todos os empregados, parceiros e prestadores de serviço, de todas as áreas e todos os níveis.

A iniciativa deu certo: a Universidade atua desde a formação do pessoal que trabalha na linha de frente dos negócios, como carteiros e atendentes de agências, até os executivos da empresa. Com profissionais bem preparados, os Correios ganham em qualidade de serviços e em produtividade, contribuindo para o bom desempenho da empresa.

Baseada no conceito de learning organization – empresa que aprende – a Universidade Correios pretende firmar-se como referência em formação e desenvolvimento de profissionais do setor de serviços postais.

A UNICO conta atualmente com 60 profissionais, distribuídos por duas gerências, de Gestão de Educação e de Educação Empresarial. Enquanto a primeira é responsável pela inteligência do processo de educação corporativa, a segunda capta as necessidades da empresa e as coloca em prática. Nas Diretorias Regionais dos Correios, a UNICO atua com as Unidades Regionais de Educação.

Entre os principais programas da Universidade estão: Desenvolvimento Gerencial para o Nível Estratégico, Educação Corporativa a Distância, Formação de Gestores de Centros Operacionais e Agências, novas estratégias para os Programas de Especialização e a implantação, nas Unidades Regionais de Educação, do conceito de Centros de Excelência em capacitação técnica e gerencial.

O aniversário da Universidade está sendo comemorado nesta semana com o 1º Congresso Nacional de Instrutores dos Correios, a formatura da turma do curso de especialização MBA em Planejamento Estratégico e Competitivo e o plantio de uma árvore no campus da UNICO, ao lado do Bosque do Conhecimento, local onde são ministrados os cursos.

Categorias: -

Deixe uma resposta