Uma boa ferramenta é aproveitada ao máximo quando é conhecida a fundo. É pensando nisso que, de 1º a 5 de março, ocorre, na Universidade Federal do Pará (UFPA), um treinamento para uso do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e suas novas funcionalidades. Durante o evento, técnicos da Capes, representantes de editoras e de sociedades científicas realizarão apresentações e palestras sobre o conteúdo do Portal.  Serão 40 horas de treinamento e, a cada dia, várias bases de periódicos, que abrigam textos completos, serão apresentadas.

Poderão participar professores, alunos e bibliotecários da UFPA, do Instituto Federal de Educação Tecnológica do Pará (IFPA), da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa – Amazônia Oriental), do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e da Universidade da Amazônia (Unama). No Norte, a UFPA destaca-se como suporte da Capes (“Help Desk”), assessorando no atendimento a diversas instituições que têm acesso ao Portal na região.

Os participantes poderão participar de acordo com as bases de seu interesse. Assim, eles podem se capacitar em uma ou  em mais de uma base, já que a programação prevê treinamento para todas as áreas do conhecimento, em variados dias e horários. Para se inscrever, basta acessar  a página do Portal de Periódicos (www.periodicos.capes.gov.br) inserindo nome e senha nos campos indicados e seguir as instruções. Quem não possuir login e senha pode acessar o link “Novo usuário” e preencher o formulário que lhe fornecerá os dados para fazer a inscrição.

A partir da capacitação, os usuários terão acesso imediato à produção científica mundial atualizada e às mais renomadas publicações de resumos, cobrindo todas as áreas do conhecimento. Para a estudante do Jornalismo da UFPA Suanny Lopes, graduanda do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica (PIBIC), um treinamento dessa natureza é muito importante, principalmente para as pessoas que, como ela, sentem dificuldades para acessar mais diretamente documentos que auxiliem na construção de uma pesquisa.

Todos os programas de pós-graduação, de pesquisa e de graduação do País ganham em qualidade, produtividade e competitividade com a utilização do Portal que está em permanente desenvolvimento. Por isso, o objetivo do treinamento é divulgá-lo e qualificar o usuário para  a utilização dos recursos de pesquisa. No treinamento, serão mostradas as novas interfaces de pesquisa desenvolvidas pelos editores que integram o  Portal desde o mês de novembro, como a MetaLib, ferramenta que permite, entre outras coisas, a busca por palavras-chave, títulos, autores, primeira letra do periódico e bases.

Portal – Criado em 2000 pela Capes, o Portal possui um acervo de mais de 20 mil títulos com textos completos, cerca de 150 mil livros, conteúdo audiovisual, enciclopédias e obras de referência. Trata-se de uma das maiores bibliotecas virtuais do mundo, permitindo acesso on line à produção científica mundial a partir de terminais conectados à internet em qualquer uma das 308 instituições autorizadas. A ferramenta passou por um ano de aprimoramento e agora está mais interativa, ágil, com acesso facilitado e conteúdo expandido, atendendo a variados perfis de pesquisadores.

O portal de acesso livre da Capes disponibiliza periódicos com textos completos, bases de dados referenciais com resumos, patentes, teses e dissertações, estatísticas e outras publicações de acesso gratuito na Internet selecionados pelo nível acadêmico, mantidos por importantes instituições científicas e profissionais e por organismos governamentais e internacionais.

Caso não seja possível efetuar a inscrição, o interessado não precisa se preocupar. A inscrição não é obrigatória e está sendo feita para um controle por parte da Capes e para facilitar a emissão dos certificados que serão entregues aos participantes.

(Diário Online/ Ascom UFPA)

Categorias: -

Deixe uma resposta