A preocupação com a formação do servidor e o consequente bom desempenho das ações implantadas pelo Judiciário ficam mais evidentes nesta semana com o desenvolvimento de quatro capacitações, que acontecem simultaneamente no Centro de Treinamento do Tribunal de Justiça de Rondônia.

São cursos que vão desde o planejamento das ações e a implementação de projetos tecnológicos, até a valorização do servidor, como curso interno de instrutoria, voltado para quem possa colaborar com a capacitação do quadro de pessoal do TJ. Cerca de duzentos servidores frequentam as atividades de formação durante essa semana, orientadas por especialistas de cada área, alguns do próprio quadro do Tribunal ou profissionais contratados. É o caso de Gustavo Pacheco, coordenador da ong Open Office, que divulga o programa BROffice, editor de texto de conteúdo livre adotado como documento eletrônico pelo TJ desde 2007.

Além do curso Br Office Avançado e do treinamento para utilização do Sistema Central de Mandados, acontece no Centro de Treinamento a formação de Instrutores Internos. A ação está normatizada através da Resolução 012/2008 e da Instrução nº 005/2009 que dispõe sobre processo de seleção de instrutores internos para treinamento, capacitação e desenvolvimento de pessoas no âmbito do Poder Judiciário do Estado de Rondônia.

Tópicos fundamentais e reformas do processo penal, curso que aconteceu no início da semana para servidores, também será ministrado aos magistrados, a partir desta quinta (22), pelo doutor em Ciências Penais e procurador Regional da República no Distrito Federal, Eugênio Pacelli.

Digitalização

O treinamento BROffice avançado dá oportunidade aos servidores especializados na área de informática em detectar problemas e apresentar soluções e ainda publicá-las para que outros usuários do programa também possam ter acesso.

Outra mudança na área de informática que requer capacitação dos servidores é a implantação da Central de Mandados Digital. Até dia 30 de outubro, escrivães, oficiais de justiça, técnicos judiciários e magistrados serão apresentados ao sistema, para aprender passo a passo o programa, que objetiva dar agilidade e economia ao Judiciário. A capacitação tem duração de oito horas e acontece todos os dias com turmas diferentes.

Planejamento

O Alinhamento do Plano Estratégico é outra capacitação que mobiliza servidores de todos os setores do Tribunal. Até segunda-feira, dia 26, várias turmas serão informadas sobre as bases teóricas e a condições para a implantação de mudanças. O momento é também de revisão da missão, visão, princípios e ambiente, termos específicos do planejamento que na prática significam os caminhos que o TJ passa a seguir a partir da previsão de ações e programas sugeridos pelos próprios servidores.

Assessoria de Comunicação Institucional

Fonte: www.rondoniadinamica.com

Categorias: -

Deixe uma resposta