Profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgencia  (Samu) de Natal terão a oportunidade de participar de um treinamento aeromédico. Ao todo estão sendo oferecidas vinte vagas a médicos e enfermeiros. O curso, cuja duração é de 16 horas,  tem como objetivo tornar os profissionais aptos a lidar com emergências médicas envolvendo aeronaves.

O treinamento ocorre nos dias 30 de novembro e 01 de dezembro e será ministrado pelo Tenente PM Djalma Romualdo, diretor do Ceiopaer (Centro Integrado de Operações Aéreas do RN) e Capitão PM Rodrigo Pimenta, piloto da Força Nacional de Segurança Pública. As aulas teóricas serão realizadas na parte da manhã no pátio do Samu Natal, e as práticas durante a tarde, com o auxílio do helicóptero do Ceiopaer.

Durante o período de duração do curso, os profissionais vão aprender, entre outras coisas, a realizar com segurança e o transporte aeromédico de pacientes.  “Já tivemos que realizar resgates em longas distâncias usando a aeronave do governo.  Se acontecer novamente, precisamos estar preparados”, explica Wilma Dantas, coordenadora de enfermagem do Samu Natal.

O treinamento vai ensinar ainda a posição correta dos tripulantes dentro da aeronave em casos de vôos de socorro; as medidas a serem adotadas durante pousos e decolagens;  e como entrar e sair dos helicópteros com segurança.  Além disso, deve instruir acerca de todas as regras para o transporte eficiente dos pacientes, como o posicionamento correto das macas e os diferentes procedimentos que podem ser feitos durante o vôo.

Fonte: http://tribunadonorte.com.br

Categorias: -

Deixe uma resposta