Iniciativa visa preenchimento de mais de 300 mil no Estado do Rio .

Em função da grande demanda de empregos na área de soldador o Estado do Rio, o Núcleo de Qualidicação Profissional do Estado do Rio de Janeiro, em parceria com a White Martins, está promovendo cursos de Soldador Mig Mag na Baixada Fluminense a custos baixos, começando por Queimados e Nova Iguaçu. O objetivo é capacitar mão de obra e atender a demanda atual de cerca de 300 mil vagas de emprego na região. Não há exigência de escolaridade, idade ou sexo e jovens de 14 a 18 podem fazer o curso através do incentivo do projeto governamental “Jovens Aprendizes”.

A falta de profissionais capacitados tem sido apontada, em todo país, como um dos maiores problemas enfrentados na área produtiva, independente do setor. Segundo o Coordenador Geral do Núcleo de Qualificação Profissional do Estado do Rio – Área Baixada Fluminense, João Carlos Gastão, “existe atualmente uma carência de aproximadamente 300 mil empregados na área de solda só no Estado do Rio _ “O projeto busca caminhos para desenvolver mão de obra capacitada”, afirma.

O curso de solda Mig e Mag tem duração de 220 horas e não tem prazo limite de inscrição já que as tumas serão compostas assim que novos grupo se formarem. A parte pedagógica está sob a Coordenação da professora Ana Cristina, subsidiada pelo professor Antonio Carlos Moreira da Rocha, ex-diretor do Centro de Tecnologia e Ciência da UERJ. As aulas práticas serão ministradas em micro, médias e grandes empresas da Baixada Fluminense, o que viabiliza a realização dos cursos a um custo bem acessível. Aqueles que se destacarem serão selecionados para vagas imediatas no mercado de trabalho.

Para o Consultor do Núcleo de Qualificação profissional, o antropólogo André Luís Toríbio Dantas, essas parcerias são importantes no resgate da cidadania _”Como a demanda por soldadores no país é latente, o projeto vai poder contribuir para a inclusão de muita gente no mercado de trabalho”, conta Toríbio. _”O curso abre novas perspectivas, revela oportunidades”.

. 1-Pólo Queimados -Rua Urutu 208, Antigo Colégio Bom Jesus-Queimados/RJ, telefone (21)4138-0697 | 2- Pólo Nova Iguaçu- Rua Iracema Soares Pereira Junqueira,28, Centro, Nova Iguaçu (em frente ao Sindicato dos Metalúrgicos) Os Interessados deve entrar em contato através dos telefones (21) 2667-2529/ 4138-0815.

Fonte:http://www.revistafator.com.br

Categorias: -

Deixe uma resposta