A iniciativa percorre a estrada há três anos e já ultrapassou a marca de 500 propriedades visitadas, treinando mais de 13 mil produtores.

A Arysta LifeScience, em parceria com o Instituto Agronômico de Campinas (IAC), reforça em 2011 os treinamentos sobre a correta utilização de defensivos agrícolas, iniciativa que proporciona proteção ambiental e humana, e, além disso, contribui para a redução de custo de produção.

Entre os dias 5 e 19 de abril, o Programa Aplique Bem estará nas cidades de Sinop, Sorriso, Boa Esperança, Tapurah, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Campo Novo do Parecis, Sapezal, Campo Verde e Pedra Preta, interior do Mato Grosso, com o laboratório Tech Móvel visando conscientizar os produtores rurais sobre os benefícios da utilização correta e racional dos agrotóxicos.

Durante o treinamento, os agricultores terão acesso a informações sobre o uso adequado e seguro de defensivos agrícolas; a utilização correta de equipamentos de proteção individual (EPIs) e a regulagem dos pulverizadores, reduzindo os riscos de impacto ambiental e à saúde humana.

De acordo com o Censo Agropecuário do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas) 56% das propriedades rurais do país, um total de 1,4 milhão, utilizam defensivos de forma inadequada, por isso os treinamentos pretendem atender e orientar essa demanda. Assim, com o Programa, estima-se que o treinamento correto desses trabalhadores represente uma redução de 90% nos riscos de contaminação e prejuízos ao meio ambiente e à saúde humana, além de colaborar economicamente com o produtor.

“O grande diferencial do programa está em trabalhar com o tripé equipamento, pessoas e pulverização, que são os elementos fundamentais para uma correta aplicação: um equipamento regulado, com pessoas capacitadas e uma pulverização dentro das condições ambientais e técnicas recomendadas resultam em um uso racional e correto”, explica a Coordenadora de Stewardship e Registro da Arysta LifeScience, Líria Hosoe.

A iniciativa começou com produtores de hortifruti no interior de São Paulo, mas hoje o Aplique Bem atende todo o Brasil e atua em diferentes culturas, tornado-se um importante projeto para educação de produtores rurais. O programa percorre a estrada há três anos e já ultrapassou a marca de 500 propriedades visitadas, treinando mais de 13 mil produtores em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Bahia, Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte e Pernambuco.

“Desde o início do programa, a população rural atendida passou a valorizar mais o uso de equipamentos de segurança e a racionalizar o uso de insumos na agricultura. Esse é o nosso principal objetivo, queremos passar por meio de nossos treinamentos que independentemente do equipamento que o produtor possui, quando bem utilizado por pessoas capacitadas, ele será uma ferramenta eficaz que trará benefícios econômicos, com o menor impacto ambiental e protegendo a saúde do trabalhador e das pessoas que consumirão os alimentos”, conclui Líria.

Próximas cidades: Sinop – 5/04 | Sorriso – 6/04 | Boa Esperança – 7/04 | Tapurah – 8/04 | Lucas do Rio Verde – 11/04| Nova Mutum – 12/04 | Campo Novo do Parecis – 13/04 | Sapezal – 14/04 | Campo Verde – 18/04 | Pedra Preta – 19/04.

Arysta LifeScience- Sediada em Tóquio, no Japão, a Arysta LifeScience é a maior empresa privada do mundo, no mercado de proteção de plantas e ciências da vida, com faturamento global de US$ 1,3 bilhões em 2010, sendo cerca de US$ 353 milhões na Unidade de Negócios América do Sul.

Presente em mais de 125 países em todo o mundo, a Arysta LifeScience é especializada no marketing e distribuição de renomadas marcas de defensivos agrícolas e produtos de ciências da vida para atender às necessidades de parceiros mundialmente.

No Brasil, a Arysta LifeScience atua há mais de 40 anos com uma história de sucesso e de importantes contribuições para o desenvolvimento da agricultura nacional. A empresa conta com cerca de uma centena de representantes técnicos nas principais regiões agrícolas do País, e atua fortemente nos mercados de Soja, Milho, Algodão, Cana de Açúcar, Hortaliças, Frutas e Pastagem. [ www.arystalifescience.com.br]

Fonte: www.revistafator.com.br

Categorias: -

Deixe uma resposta