A Prefeitura de Boa Vista iniciou mais um ciclo de capacitação dos profissionais de saúde para garantir a humanização do atendimento oferecido aos pacientes na rede municipal. Até sexta-feira, 22, 30 profissionais que trabalham nas Unidades Básicas de Saúde fazendo a recepção direta do paciente, participarão de um treinamento em Qualidade do Atendimento.

O encontro está sendo realizado das 8h às 12h, na sede da Emap (Escola Municipal de Administração Pública), que funciona na rua Major Manoel Correia, no. 942, bairro São Francisco. O objetivo é reforçar os conceitos da Humanização, melhorando o serviço que é oferecido à comunidade.
A coordenadora do Comitê Municipal de Humanização, Luciamara Araújo, explicou que o plano de Humanização é uma política do Governo Federal para fortalecer o processo de acolhimento ao paciente.

“Na maioria das vezes, quando o paciente busca pelos serviços de saúde, ele já vem por uma necessidade e quer soluções imediatas para o seu problema. Por isso, é muito importante que todos os profissionais que atuam nessa área estejam preparados para prestar o melhor atendimento ao paciente, fazendo o que hoje, o Ministério da Saúde considera como acolhimento”, destacou a coordenadora.

Segundo Lucimara, o acolhimento consiste em prestar toda a assistência de que o paciente precisa quando busca pela Unidade de Saúde. Também é importante respeitar as peculiaridades de cada paciente, trabalhando de formas diferentes de acordo com a faixa etária e até mesmo o gênero.
“A proposta do acolhimento é oferecer o atendimento que o paciente deseja. Isso é importante porque eleva os índices de satisfação em relação aos serviços que são oferecidos e também faz com que o paciente siga, com mais facilidade, as orientações médicas, necessárias para garantir a sua recuperação’, explicou a coordenadora.

Lucimara ressaltou que o processo de Humanização é amplo e complexo, porque envolve mudanças de comportamento, principalmente, dos profissionais de saúde que trabalham em contato direto com os pacientes.

“A Prefeitura de Boa Vista estabeleceu a Humanização como uma das metas a médio prazo, para fortalecer a rede de Atenção Básica. Mas cabe a cada instituição definir e direcionar as necessidades para garantir o seu processo de humanização. Por isso, também é importante o envolvimento de todos, incluindo a direção e gestores das Unidades de Saúde e seus demais profissionais, além de formuladores de políticas públicas e dos representantes dos conselhos profissionais e comunitários”, disse Lucimara.

Ainda este mês, a Prefeitura deve iniciar uma nova formação, atendendo aos demais profissionais da rede básica de saúde. Eles participarão de um treinamento mais específico sobre a Humanização e Acolhimento, conhecendo a proposta, experiências de sucesso e definindo metas para que este objetivo seja alcançado também em Boa Vista.

Fonte: www.bvnews.com.br

Categorias: -

Deixe uma resposta