Levando o aprendizado baseado no trabalho para o próximo nível

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A responsabilidade do líder de aprendizado é conectar todas as energias da área de aprendizado aos objetivos estratégicos e às necessidades de negócios

Em meados dos anos 90, uma nova classe de executivos de nível de diretoria (C-suite) surgiu quando Jack Welch, CEO da General Electric, deu o título de “diretor de aprendizado” para o cargo de Steve Kerr na empresa. Desde então, vem crescendo o número de diretores de aprendizado nas grandes empresas de diversos setores. Mas o que essa nova geração de “líderes de aprendizado” tem a oferecer de diferente do que os tradicionais departamentos de recursos humanos e os programas de treinamento de funcionários? Como uma ênfase reforçada no aprendizado contínuo melhora uma organização? E as novas tecnologias, como o aprendizado à distância, as simulações e os portais on-line, reforçam ou impedem o ensino baseado no trabalho? Para responder a essas questões, a Knowledge@Wharton conversou com Ed Betof, ex-vice-presidente de gestão de talento e diretor de aprendizado da Becton, Dickinson and Company, membro do conselho e diretor acadêmico do Programa Executivo em Liderança de Aprendizado Baseado no Trabalho dos programas de educação para executivos da Wharton; Mike Barger, vice-presidente e diretor de aprendizado da JetBlue University; e Ann Schulte, vice-presidente de aprendizado global da MasterCard Worldwide.

Segue-se abaixo uma transcrição editada da conversa.

Knowledge@Wharton: Diretor de aprendizado (CLO) é um titulo que muitos de nossos leitores podem não estar familiarizados. Qual exatamente é a função do CLO e qual é seu relacionamento com a classe de executivos de nível de diretoria? Talvez devamos começar com você, Ed.

Betof: O diretor de aprendizado nas organizações é o líder mais graduado responsável pelo desenvolvimento de talento na organização. Com mais freqüência essa pessoa supervisiona uma corporação ou universidade organizacional e trabalha com outros diretores e executivos, assim como com outros líderes da organização, para desenvolver uma estratégia alinhada, para desenvolver as habilidades das pessoas e as habilidades de liderança consistentes com as metas e a estratégia da empresa.

Barger: Creio que essa é uma excelente resposta. Creio que a principal responsabilidade do líder de aprendizado organizacional é conectar todas as energias da área de aprendizado aos objetivos estratégicos e às necessidades de negócios. Essa é nossa principal responsabilidade. E dessa forma estamos conectando a capacidade da área de aprendizado, competência e suas energias com as necessidades de negócios.

Knowledge@Wharton: Historicamente, os departamentos de Recursos Humanos têm sido encarregados de programas que reforçam as habilidades dos funcionários, tais como treinamento no local de trabalho e reembolso de anuidades escolares. Por que há necessidade de um papel separado totalmente dedicado ao aprendizado?

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