O objetivo da capacitação para vasos de pressão é proporcionar melhorias no desempenho das funções dos colaboradores

O Laboratório Teuto cumprindo as exigências da NR-13 realiza até o dia 24 de setembro a capacitação NR-13 Segurança na Operação de Unidade de Processos (Vasos Pressão), recomendado para operadores de caldeira e vasos de pressão, mas aberto a todos os colaboradores interessados. O objetivo da programação é aperfeiçoar e manter os colaboradores atualizados de acordo com as normas de segurança previstas em lei.

Segundo a analista de recursos humanos, Bianca Cristina, a empresa busca oferecer qualidade nos serviços prestados. Uma das maiores preocupações do Teuto é garantir a segurança dos seus colaboradores. “Com profissionais capacitados temos um serviço de qualidade e livre de riscos para o profissional”, disse.

Para o mecânico de manutenção de engenharia de utilidades, Rodrigo Batista, que está na profissão há mais de um ano, e na empresa a cerca de dois meses, a capacitação veio para agregar valores as suas funções dentro da indústria. Segundo ele é necessário acompanhar as mudanças no mercado para se adequar às transformações tecnológicas. “Treinamento é imprescindível na hora de exercer um trabalho de qualidade e com profissionalismo”, garante.

Participam da capacitação 32 colaboradores que foram divididas em duas turmas, com aulas no turno matutino e vespertino. O curso consiste numa parte teórica e outra prática. Entre as atividades a serem aplicadas aos alunos dentro do conteúdo pedagógico estão legislação, noções de grandezas físicas, parte elétrica, instrumentação e primeiros socorros.

Na capacitação os profissionais ainda recebem informação sobre tanque, tubulações, válvulas, acessórios, bombas, compressores, torres de resfriamento, vasos de pressão e caldeira. A carga horária do treinamento ministrado aos funcionários é de 40 horas. Todos os participantes recebem um certificado ao final do curso.

Segundo Bianca o curso de segurança no trabalho NR-13 (segurança na operação de unidades de processos – vasos de pressão), irá contribuir para o desempenho profissional na área de atuação dos profissionais que recebem a capacitação. “Com o treinamento o Laboratório Teuto acrescenta novos conhecimentos e técnicas no exercício da profissão destes colaboradores”, finalizou.

NR-13

Aprovada pela portaria MTE nº 3.214 de 08 de junho de 1978, a norma Regulamentadora (NR-13) estabelece os procedimentos obrigatórios nos locais onde se situam as caldeiras de qualquer fonte de energia, projeto, acompanhamento de operação e manutenção, inspeção e supervisão de inspeção de caldeiras e vasos de pressão, em conformidade com a regulamentação profissional vigente no país.

Fonte: www.segs.com.br
Categorias: -

Deixe uma resposta