A Junior Achievement abre inscrições para treinamento de pessoas que desejam atuar como Adviser – instrutores voluntários – para aplicar os programas da instituição em escolas públicas e particulares da Capital.

O objetivo é despertar o espírito empreendedor nos jovens, ainda na escola, e proporcionar uma visão clara do mundo dos negócios. Essa é a missão dessa organização sem fins lucrativos que há 90 anos investe na educação prática dos estudantes, consolidando a cultura empreendedora formando uma geração de lideranças nas áreas empresarial, educacional, social e política.

Os treinamentos começam a partir do dias 30 de março e serão aplicados nos meses de abril e maio os seguintes programas: Economia Pessoal, Introdução ao Mundo dos Negócios, Mini Empresa, Nosso Mundo,  Empresa em Ação e Liderança Comunitária.

Para a gerente executiva da JAMS, Lucilene Couto, o voluntariado é hoje um dos grandes diferenciais em um currículo profissional. “As empresas valorizam muito a contratação de profissionais que atuam, ou já atuaram como voluntários, porque isso significa que a pessoa tem o espírito de contribuição social, independente de remuneração. E se associar a uma instituição séria e reconhecida no mundo inteiro, como a JA, é também uma grande experiência para o voluntário”, comenta.

Para ser orientador dos programas da Junior Achievement, o voluntário deve se cadastrar no portal da organização, www.jams.org.br, (no menu cadastre-se). Além de fornecer os dados, o voluntário deve estar disposto a compartilhar tempo, experiência (profissional e pessoal) com os alunos, ser comunicativo e gostar de interagir com jovens, o público alvo da instituição. É necessário ser maior de idade, porém não é preciso ter nível superior. O treinamento é gratuito e ao final do programa o voluntário também recebe certificado reconhecido pela instituição, em mais de 123 países.

Veja a agenda de treinamento para voluntários da JAMS para os meses de meses de Abril e Maio de 2011:

Introdução ao Mundo dos Negócios

Introdução ao Mundo dos Negócios fornece informações práticas a alunos do 6º ano* sobre a organização, administração de carreiras, produção, marketing, venda pessoal  e a operação de negócios em um mercado de livre iniciativa. O Programa é desenvolvido em sala de aula, através de 5 encontros semanais de 45 minutos.

Treinamento de Voluntários: dia 30 de Março (quarta-feira), das 18h ás 20h, no SEBRAE – CEATI – Rua Brasil, 205. Informações pelo telefone 3389-5474

Miniempresa

O Programa Miniempresa proporciona a estudantes do 2º ano do Ensino Médio a experiência prática em economia e negócios, na organização e na operação de uma empresa. É desenvolvido em 15 semanas, em jornadas semanais, com duração de 3h30min, realizadas nas escolas, geralmente à noite. Os estudantes aprendem conceitos de livre iniciativa, mercado, comercialização e produção. É um programa acompanhado por quatro profissionais voluntários das áreas de marketing, finanças, recursos humanos e produção. Neste Programa, são explicados os fundamentos da economia de mercado e da atividade empresarial através do método Aprender-Fazendo, em que cada participante se converte em um miniempresário.

Treinamento de Voluntários: 15 de abril (sexta-feira), das 18h ás 20h, no SEBRAE – CEATI – Rua Brasil, 205. Informações pelo telefone 3389-5474

Nosso Mundo

Nosso Mundo apresenta aos estudantes do 7º ano* os aspectos fundamentais do comércio global. Os  jovens  aprendem  que  a maioria  dos  países  são  economicamente  autônomos, mas vivem uma situação de interdependência comercial e se conectam e se relacionam de várias  formas,  descobrem  quais  as  razões  para  o  comércio  internacional  e  diferenciam exportações  de  importações.  Os  estudantes  também  visualizam  o  papel  das  trocas internacionais  no  mercado  global,  assim  como  os  benefícios  e  as  complexidades  do comércio  internacional.  O  Programa  é    desenvolvido  em  sala  de  aula,  através  de  5 encontros  semanais  de  45  minutos.  Totalmente  sem  custos  para  a  escola  ou  para  os alunos, Nosso Mundo é apresentado por orientadores com vivência de negócios, treinados pela Junior Achievement.

Treinamento de Voluntários: dia 29 de abril  (sexta-feira), das 18h ás 20h, no SEBRAE – CEATI – Rua Brasil, 205. Informações pelo telefone 3389-5474

Empresa em Ação

Empresa em Ação ajuda os estudantes do 9º ano* a entender as principais características do sistema econômico do Brasil e o papel das empresas neste contexto. As atividades são projetadas  para  reforçar  conceitos  econômicos  ensinados  em  história  e  geografia.  Os estudantes aprendem as etapas envolvidas no planejamento de um negócio, produção e comercialização de um produto. Eles  também estudam  responsabilidade  social e o papel do  governo  na  economia.  É  desenvolvido  em  sala  de  aula,  através  de  12  encontros semanais de 45 minutos. Este Programa é apresentado por orientadores com vivência em negócios, treinados  pela  Junior  Achievement

Treinamento de Voluntários: dia 04 de maio (quarta-feira), das 18h ás 20h, no SEBRAE – CEATI – Rua Brasil, 205. Informações pelo telefone 3389-5474

Liderança Comunitária

O Programa Liderança Comunitária proporciona a estudantes do Ensino Médio, a experiência da criação e operação de uma organização comunitária. É desenvolvido em 12 jornadas semanais, com duração de 3h, extra-classe, realizadas dentro das escolas. Os estudantes analisam a situação da comunidade local, detectam um aspecto a ser melhorado, constituem uma organização comunitária, elaboram um projeto de serviço comunitário e praticam atitudes de liderança. Neste Programa são trabalhados os conceitos de terceiro setor, projetos sociais e liderança através do método Aprender-Fazendo, despertando nos jovens o espírito de liderança.

Treinamento de Voluntários: dia 06 de maio (sexta-feira), das 16h ás 19h, no SEBRAE – CEATI – Rua Brasil, 205. Informações pelo telefone 3389-5474

Sobre a Junior Achievement

A Junior Achievement é a maior e mais antiga organização de educação prática em economia e negócios, registrando o mais rápido crescimento em todo o mundo. Criada nos Estados Unidos, em 1919, por Horace Moses e Theodore Vail, presidentes da Strathmore Paper Company e da AT&T, respectivamente, é uma fundação educativa sem fins lucrativos, mantida pela iniciativa privada. “A Vida é um Caminho, não um Destino e Você é o Arquiteto do seu Caminho”. Esta é a filosofia da Junior Achievement, que acredita na capacidade e potencialidade do ser humano e incentiva os jovens a adotar responsabilidade pelos próprios destinos, determinação de objetivos específicos, realistas e ambiciosos, atuação na busca das metas, coragem para correr riscos, perseverança e confiança em si próprios.

O objetivo da Junior Achievement é despertar o espírito empreendedor nos jovens, ainda na escola, estimular o desenvolvimento pessoal, proporcionar uma visão clara do mundo dos negócios e facilitar o acesso ao mercado de trabalho.

Junior Achievement Mato Grosso do Sul

Empresas matenedoras
Sebrae
Gerdau, Senac, Sesi, Senai, CNA

Empresas apoiadoras
Contexto Mídia, Futura Comunicação & Marketing, Gráfica Pontual,
AVL Contabilidade, Roteiro MS, City Garden, Najulê Interiores, La Riviera Buffet. RU  Industria de camisetas e jalecos, Strike Bar e Boliche, Shopping Campo Grande e FIEMS

Fonte: www.acritica.net


Deixe uma resposta