O Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (IPECE), órgão vinculado à Secretaria de Planejamento e Gestão do Governo do Estado, por meio da Gerência de Estatística, Geografia e Informações (GEGIN), realiza nesta quarta-feira (01), treinamento para técnicos da Secretaria de Educação (SEDUC) sobre o sistema Ceará em Mapas Interativos (http://mapas.ipece.ce.gov.br).

O treinamento faz parte dos trabalhos que estão sendo realizados no âmbito do termo de cooperação técnico – cientifico realizado entre o IPECE e a SEDUC no ano de 2010. Já foram georreferenciadas e disponibilizadas no sistema as escolas públicas (municipais e estaduais) e as escolas profissionais do Estrado do Ceará (http://portal.seduc.ce.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=569&Itemid=255).

O Ceará em Mapas Interativos é um Sistema de Informações Georreferenciadas para internet (SIG-WEB), gerado a partir de software livre, capaz de realizar consultas e análises utilizando dados georreferenciados e cartográficos, tais como: imagens de satélite, fotos aéreas, mapas de indicadores socioeconômicos, vias de acesso, rios, localidades e equipamentos.

Atualmente o IPECE já celebrou acordos de cooperação técnica para utilização do sistema com a Secretaria de Educação (SEDUC), Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT).

Fonte: www.ceara.gov.br

Categorias: -

Deixe uma resposta