Da Agência Ambiente Energia – O Serviço Florestal Brasileiro (SBF) realiza até esta sexta-feria, dia 4 de fevereiro, treinamento, em Brasília, para capacitar representantes dos estados a incluírem dados no Portal Nacional de Gestão Florestão (PNGF), que está em fase de implementação. O treinamento é destinado a técnicos de órgãos ambientais de cinco estados da Amazônia Legal (Acre, Amazonas, Pará, Rondônia e Mato Grosso), além do Ceará e do Rio de Janeiro. Segundo o Ministério de Meio Ambiente (MMA), profissionais de outros estados serão capacitados ao longo deste ano.

O gerente de Informações Florestais do Serviço Florestal, Joberto Freitas, diz que o portal tem a função de aumentar a transparência sobre a gestão florestal e, além disso, permitirá uma visão geral do país, o que é fundamental para formular políticas e ações estratégicas para melhorar o uso dos recursos florestais.

O portal reunirá informações de cada estado sobre Planos de Manejo Florestal Sustentável, resultado de vistorias técnicas; autorizações para supressão de vegetação; aplicação de sanções administrativas; quantidade e tipo de produtos florestais apreendidos; entre outros. O objetivo do portal é trabalhar para sistematizar esta massa de dados.

Segundo Freitas, o Portal entrará no ar quando já houver um conjunto mínimo de informações desses estados, o que deve ocorrer ainda no primeiro semestre de 2011. As informações deverão ser inseridas pelos estados à medida que eles organizarem os próprios dados.

Fonte: www.ambienteenergia.com.br


Deixe uma resposta