gest_de_pess_profissionalO Prêmio Ser Humano Oswaldo Checchia, que homenageia um dos renomados fundadores da ABRH- Nacional e objetiva reconhecer e divulgar as melhores práticas e iniciativas na área de Gestão de Pessoas, está em sua 15ª edição. Os resultados são surpreendentes, não só pela alta qualidade dos trabalhos como na diversidade dos temas abordados.

Divididas nas modalidades Gestão de Pessoas e Desenvolvimento Sustentável e Responsabilidade Social, a coleção de livros publicada pela Qualitymark Editora em parceria com a ABRH Nacional, evidencia a consistência dessas duas áreas em um momento em que as organizações estão sendo desafiadas a buscar respostas para um ambiente novo e complexo. Cenário que exige, por um lado, profissionais engajados, comprometidos, criativos e resilientes e, por outro, corporações dispostas a investir nas pessoas e a valorizá-las numa trajetória pautada pela sustentabilidade.
Nesta edição, são apresentados três trabalhos. O primeiro é o case Terapias Orientais: Uma Contribuição para a Gestão de Pessoas, que trata da implantação Programa de Qualidade de Vida, vinculado ao Departamento de Recursos Humanos, no Centro Auditivo Telex S/A, no Rio de Janeiro. Nele, Alessandra Agarez e Luiz Mercanti investigam o uso da Medicina Tradicional Chinesa. A partir daí, analisam os aspectos qualitativos que confirmam a hipótese de que a melhoria da qualidade de vida, no âmbito psicossocial, reduz os índices de doenças e influencia positivamente o rendimento profissional, traduzindo-se em melhores resultados para a empresa e seus colaboradores.
O segundo artigo, Gestão Sustentável Através do Desenvolvimento das Pessoas, foi escrito por Leda Maria Oliveira Regis. Nele a autora afirma que montar a estrutura de um trabalho de grupo vai muito além da escolha de quais dinâmicas devem ser aplicadas. É preciso conhecer as expectativas, necessidades, demandas, contextos, sistemas de crenças e a dinâmica psicoemocional de equipe. Para isso, ela criou a Metodologia Multirreferencial, que possibilita o desenvolvimento sustentável nas organizações através do autoconhecimento e do desenvolvimento de pessoas.
O terceiro artigo é de Sérgio Leme Beniamino e João Francisco de Toledo e relata uma experiência vivida por eles dentro do laboratório farmacêutico europeu no Brasil, Nycomed. O grupo desejava melhorar seus níveis de desempenho e para isso os autores implantaram um Sistema de Monitoramento Estratégico na organização. Como resultado, a corporação atingiu seu objetivo e ainda criou uma Cultura de Alto Desempenho, que estimula o alinhamento estratégico e aumenta os níveis de sinergia organizacional.
Por conta desses ricos exemplos, Gestão de Pessoas categoria Profissional é uma obra indispensável para aqueles que pretendem fazer de seu conteúdo um guia de excelência na arte de gerenciar.
Público-Alvo: Uma obra indispensável para aqueles que buscam a excelência de suas ações por meio da valorização de pessoas.

Os Autores: Alessandra Agarez é Psicóloga formada pela Universidade Federal Fluminense, pós-graduada em Sistemas de Gestão e MBA Executivo na COPPEAD-UFRJ. Atualmente é Gerente de Recursos Humanos do Centro Auditivo Telex S/A. Possui mais de 10 anos de experiência na gestão de pessoas em empresas de grande e médio portes, nacionais e internacionais, nos segmentos de serviços, varejo e indústria. Atua em desenvolvimento e implantação de diversos projetos, com ênfase na área de T&D, remuneração estratégica, endomarketing, responsabilidade social e qualidade de vida.

Luiz Mercanti nasceu em Miracema e veio para o Rio de Janeiro aos 18 anos. Graduou-se em Educação Física pela UFRJ, em 1986, e Possui Mestrado em Ciências da Motricidade Humana pela UCB-RJ. Especializou-se em Acupuntura e Shiatsu pelo IBMTC, onde hoje atua como docente.  No Centro Auditivo Telex S/A presta serviços como terapeuta de Medicina Tradicional Chinesa.

Leda Maria Oliveira Regis é Psicóloga e Mestre em Psicologia Social pela USP/SP. Fundadora da LM Consultoria e da ONG CreSER. Possui especializações em Grupo Operativo, Terapia Organizacional, Dinâmica Energética do Psiquismo, Constelações Familiares e Organizacionais e Pathwork. Autora da metodologia e do livro Grupo Multirreferencial e co-autora do livro Liderança Sistêmica. Vencedora dos prêmios “SerHumano” da ABRH-BA em 2008 e da ABRH Nacional em 2009.

Sérgio Leme Beniamino é Graduado em Relações Internacionais (Mackinac College, USA) e Marketing e Psicologia Industrial (Brigham Young University, USA). Tem estudos em nível de pós-graduação e mestrado na EAESP/FGV. Doutor em Educação pela École des Hautes Etudes en Education et Communication da Universidade de Paris IV – Sorbonne (França). Foi executivo nas áreas de Marketing, Comércio Exterior e Recursos Humanos. Também atuou como professor da UCS/BA, FEA/USP/Eletrobrás, Fundação Dom Cabral (Mestrado) e Cândido Mendes. Atualmente é consultor de empresas privadas e governamentais e de setores como o eletroeletrônico, siderurgia, químico e petroquímico, farmacêutico, seguros e mineração.

João Francisco de Toledo é Sociólogo pela ESPSP. Pós-graduado em Administração e em Direção de RH FGV-SP e Mestre em Administração – IMES em Gestão do Conhecimento. Possui qualificação pelo INAMA e pelo IM como Mediador e Árbitro de Conflitos. Possui experiência empresarial de Trainee a Diretor, na área de RH, nas Empresas Ford, Chrysler, Citibank, Chase Manhatan Bank, Hay, Embraer, VR.

Dados Técnicos:

Preço: R$ 30,00

ISBN: 978-85-7303-886-6

Número de Páginas: 148

Formato: 16 X 23

Categorias: -

Deixe uma resposta