Vai até a terça-feira, 26, o prazo para inscrever projetos de pesquisa de Sistemas Digitais no programa Pesquisa e Desenvolvimento, promovido pela Fundação Parque Tecnológico Itaipu-FPTI, localizada no Paraná.

A chamada contempla também as áreas de Segurança de Barragens e Sistemas Elétricos de Potência, e podem participar pesquisadores de instituições de ensino superior, profissionais liberais com doutorado e empresas interessadas em estabelecer parceria.

A iniciativa é resultado de um convênio firmado com a Itaipu Binacional, por meio da Universidade Corporativa Itaipu-UCI, e tem por objetivo promover o desenvolvimento de pesquisas aplicadas no Centro de Estudos Avançados em Segurança de Barragens (Ceasb) e no Laboratório de Automoção e Simulação de Sistemas Elétricos (Lasse).

O apoio para o desenvolvimento dos projetos se dará por meio do acesso às informações técnicas e às plataformas tecnológicas instaladas no Ceasb e no Lasse, empréstimo de materiais e equipamentos especificados nos projetos, apoio para a participação em eventos, contratação de serviços de terceiros e acompanhamento de profissionais com competências na área de desenvolvimento do projeto.

Serão investidos cerca de R$ 4 milhões e ainda está prevista a concessão de bolsas de pesquisa nas modalidades de Iniciação Tecnológica e Inovação, Iniciação Científica, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, Especialização, Mestrado e Doutorado.

Também devem ser lançadas chamadas nas áreas de geotecnia, instrumentação de barragens, limnologia, robótica e cadastro de barragens.

Fonte: www.baguete.com.br

Categorias: -

Deixe uma resposta