Com a facilidade de acesso ao ensino superior e aos cursos de pós-graduação, não é de se estranhar que o nível de formação dos profissionais de hoje seja muito superior aos da última década. Para se ter uma ideia, em 2002, 466 mil pessoas concluíram o terceiro grau. Este número aumentou 62% em 2007, totalizando 756 mil concluintes, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Se por um lado a formação melhorou, o mesmo não se pode dizer da qualificação. Cada negócio tem uma demanda específica e exige um profissional cujos cursos convencionais muitas vezes não preparam. Por isso, muitas empresas estão investindo pesado nas chamadas universidades corporativas.

Entre elas está a Sankhya, desenvolvedora de software de gestão empresarial que atua nacionalmente. Desde 1999, a empresa tem na Universidade Corporativa Sankhya um meio de capacitação e formação de colaboradores e clientes usuários dos sistemas desenvolvidos por ela.

“A Universidade Sankhya foi criada para compartilhar o conhecimento. Ensina os fundamentos da administração aliando esse conhecimento à forma de extrair a informação do sistema”, diz Felipe Calixto, Diretor Presidente. Segundo ele, “toda organização, independente do segmento ou ramo de atuação necessita adquirir conhecimentos sobre os conceitos e aplicação dos fundamentos da administração como ponto de equilíbrio, fluxo de caixa, ciclo operacional e financeiro etc. Esse conhecimento é importante tanto para o gestor, quanto para os usuários de forma geral”.

Cerca de quatro mil pessoas, em todo o Brasil, já passaram pelas aulas da universidade. De qualquer computador é possível acessar o conteúdo das aulas e escolher o que deseja aprender, dependendo da área de atuação do usuário.

Para proporcionar conhecimento de qualidade, a Universidade conta com uma equipe de consultores especializados em várias áreas que compõem os processos de uma empresa e consequentemente de um sistema de gestão, com ênfase em aplicação prática utilizando metodologia de acompanhamento e certificação dos alunos. São disponibilizados treinamentos introdutórios para usuários do ERP Sankhya, até a formação de executivos.

A Universidade possibilita que o usuário conheça a fundo os recursos e facilidades das soluções Sankhya. Com uma senha de acesso, é possível consultar conteúdos e utilizar as funcionalidades das soluções em gestão, ao máximo. “Tenho um sala de treinamento na própria empresa onde posso assistir as aulas online e fazer os exercícios, com monitores que me auxiliam a todo  momento. Sem contar o grande conhecimento que você adquire por meio dos cursos da Universidade Sankhya”, afirmou Jucilaine Custódio dos Santos, auxiliar administrativo da empresa Luzmaq, cliente da Sankhya.

Universidade viabiliza expansão
De acordo com Felipe Calixto, a empresa tem registrado um crescimento em torno de  40% ao ano e em menos de um ano inaugurou nove novas unidades, somando hoje 15 unidades no país. “Seria praticamente inviável realizar treinamento para todos os profissionais, sem a dinâmica oferecida pela Universidade. Por meio dela, conseguimos multiplicar o treinamento com o ensino a distância, os alunos podem estudar quando for mais conveniente, seja à noite ou no final de semana” comenta.

Fonte: www.convergenciadigital.com.br

Categorias: -

Deixe uma resposta