17/12/2008

Empresa adotará ferramenta para assegurar que o aprendizado dos seus oito mil funcionários esteja alinhado com a estratégia e objetivos do negócio.

A CPFL Energia, maior grupo privado do setor elétrico brasileiro, está implantando uma Universidade Corporativa (UC) com o intuito de aperfeiçoar os conhecimentos e alinhar o treinamento de seus oito mil colaboradores com a estratégia de negócios da empresa. O modelo mescla cursos presenciais e virtuais que serão aplicados em 600 municípios de cidades de sua área de concessão.

Com a Universidade Corporativa, o escopo dos treinamentos e cursos para desenvolvimento de pessoas existente será aperfeiçoado. Entre as melhorias estão: a reforma de um prédio na Sede da empresa, em Campinas, adaptado para receber os alunos em salas de aulas; investimentos em tecnologia da informação para ensino a distância, e contratação da consultoria espanhola Overlap para a estruturação do conceito e dos projetos da universidade.

A criação da Universidade Corporativa segue as mais modernas tendências de gestão do conhecimento ligadas diretamente à estratégia do negócio e deve proporcionar sinergia entre os colaboradores. Para isso, serão privilegiadas três correntes de desenvolvimento: Especialização, com a promoção de competências e conhecimentos específicos dos processos de trabalho; Cliente e o Mercado, com a ampliação da visão de mercado e de relacionamento com o consumidor; e Liderança, com o desenvolvimento de competências de liderança e gestão alinhadas ao negócio da companhia e à realização pessoal e profissional dos envolvidos.

Para o diretor Corporativo de Recursos Humanos da CPFL Energia, Arlindo Casagrande, “O novo modelo ampliará o número de pessoas beneficiadas pelos treinamentos com menos recursos disponibilizados. Além disso, acreditamos que os resultados conseguidos serão melhores e o tempo gasto com deslocamentos menor”.

O conceito de Universidade Corporativa nasceu nos Estados Unidos na década de 60, e se expandiu por todo o mundo em grandes organizações que acreditam no desenvolvimento de seus talentos como chave do sucesso.

Perfil das ações da CPFL Energia no desenvolvimento de colaboradores: oito mil colaboradores beneficiados, 600 cidades com colaboradores beneficiados; o volume de treinamentos individuais até 2008 serão de 112 horas/homem de treinamento ano, e média nacional do volume de treinamentos individuais, segundo ABTD* 37,5 horas/homem de treinamento ano.

ABTD – Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento: com a UC os treinamentos serão presenciais e virtuais

O novo modelo de treinamento mescla cursos presenciais e principalmente virtuais. Os cursos presenciais serão ministrados na Sede da empresa em Campinas, nos quatro centros de treinamentos em Ribeirão Preto, Araraquara, Americana e Ipaussu; além de instalações das Estações Avançadas (EAs) de cidades de sua área de atuação.

Perfil – A CPFL Energia é a maior empresa privada do setor elétrico brasileiro e atua em três segmentos: distribuição, geração e comercialização de energia. Na distribuição atende 6,4 milhões de clientes em 568 municípios, nos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná. Na comercialização, tem 23% do mercado livre brasileiro. Na geração, a holding controla empreendimentos em São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Goiás, Tocantins e Minas Gerais. Seu parque gerador é composto por 33 PCH´s (Pequenas Centrais Hidrelétricas) e tem relevante participação em oito Usinas Hidrelétricas. Atualmente sua capacidade de geração de energia atinge 1.738 MW, devendo alcançar 2.174 MW até 2010 quando todas as usinas atualmente em construção estiverem operando comercialmente. A CPFL Energia tem ações negociadas no Novo Mercado da Bovespa e na Bolsa de Valores de Nova Iorque, dois dos ambientes do mercado de capitais com o mais alto grau de governança corporativa. Seu faturamento bruto em 2007 foi de R$ 14,2 bilhões.

www.cpfl.com.br

Categorias: -

Deixe uma resposta