O Corpo de Bombeiros do Rio ganhou um novo centro de treinamento, nesta terça-feira. O Centro de Instrução Especializada (Cieb) é o maior e mais moderno centro de treinamentos da América Latina, de acordo com o governo do estado. O objetivo é capacitar combatentes que atuam no atendimento de emergências em locais fechados, como empresas e plantas industriais.

Instalada na Escola de Bombeiros Coronel Sarmento, em Guadalupe, a unidade também conta com uma Edificação de Treinamento em Ambiente Confinados (Etac). Durante a inauguração do Cieb também foram entregues 11 novas viaturas, entre unidades de combate a incêndio, busca e salvamento.

Dentro da Etac, a preparação dos combatentes ficará a cargo de oficiais do Corpo de Bombeiros que passaram por treinamento específico na Alemanha. O simulador de acidentes permite colocar em prática situações do trabalho do bombeiro, em um ambiente que apresenta os obstáculos que o profissional poderá se deparar em casos de emergência em um acidente industrial, incluindo incidentes em navios e plataformas de petróleo.

A Etac é composta por uma sala de exercícios na qual os combatentes cumprem tarefas em espaço como sistemas de tubulação e galerias, em diferentes dimensões e obstáculos móveis. Para garantir a criação do ambiente que o bombeiro poderá encontrar ao atender uma ocorrência de acidente em local confinado, foram instalados aparelhos que produzem fumaça e ruídos.

Fonte:http://extra.globo.com

Categorias: -

Deixe uma resposta