A Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná – CAA-PR inaugurou, nesta quinta-feira (30), em Foz do Iguaçu, o terceiro Centro Regional de Treinamento do Projeto de Inclusão Digital dos Advogados do Paraná. A inauguração contou com a presença do presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante, do presidente da OAB Paraná, José Lúcio Glomb, do presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná, José Augusto Araújo de Noronha e do presidente da subseção da OAB em Foz, Gilder Cezar Longui Neres.

O Centro de Treinamento inaugurado em Foz chama a atenção para o processo eletrônico judicial, uma realidade no Brasil, que contribuirá para a redução da morosidade na Justiça. Diferentes modelos de processos eletrônicos já estão em uso nas três esferas do Poder Judiciário (Justiça Federal, do Trabalho e Estadual). Num futuro próximo, os advogados farão suas petições exclusivamente no modo virtual, reduzindo não apenas o tempo das ações, mas também o consumo de papéis. “O Paraná é hoje o estado que mais tem avançado na preparação dos profissionais para o processo eletrônico, que vai tornar a Justiça mais acessível e mais ágil”, disse Cavalcante. Apesar de estar na vanguarda, nem todos os advogados paranaenses estão habilitados com certificação digital ou preparados para trabalhar com estas novas ferramentas.

Criado justamente para capacitar os advogados à utilização do processo eletrônico, o Projeto de Inclusão Digital vai oferecer treinamento prático, através de aulas gratuitas, aos profissionais regularmente inscritos na OAB Paraná. “Identificamos que 88% dos advogados enfrentam dificuldades para dominar as ferramentas necessárias ao trabalho com o processo eletrônico. E entendemos que, num futuro bem próximo, o profissional que não tiver este domínio vai acabar fora do mercado”, enfatiza Noronha.

Segundo o coordenador geral do Projeto de Inclusão Digital da CAA/PR, Artur Piancastelli, está prevista a instalação de 15 Centros Regionais de Treinamento, nas maiores subseções do Estado. Também será criado um Centro Itinerante para atender os profissionais de subseções menores e mais distantes. Piancastelli explica que, diferente dos cursos da Escola Superior de Advogados (ESA), o treinamento será essencialmente prático, através de instrutores capacitados. “Eles vão ensinar o passo a passo aos advogados, para que eles tenham condições de lidar com processo digital. Estes avanços no sistema judiciário são irreversíveis e vão permitir, cada vez mais, a celeridade tão desejada pelos profissionais e pela sociedade”, diz.

Pioneiro no país, o Projeto de Inclusão Digital da CAA/PR será apresentado nesta sexta-feira (dia 1º), em Foz do Iguaçu, durante o XXI CONCAD – Encontro Nacional de Presidentes e Diretores de Caixas de Assistência dos Advogados. Os recursos para execução são do Fundo de Integração de Desenvolvimento Assistencial dos Advogados (FIDA).

Em Foz do Iguaçu, o Centro de Inclusão vai funcionar na Subseção da OAB e terá a coordenação do delegado Javert Ribeiro da Fonseca. O atendimento será feito diariamente, das 13h às 17h30.

Fonte: www.paranashop.com.br

Categorias: -

Deixe uma resposta