Quando se fala em treinamento, é preciso ampliar a visão para o estratégico da empresa, é um encadeamento de ações que tem uma trajetória definida “Os objetivos organizacionais e o desenvolvimento do capital intelectual

Por Itamara de Mello

Quando se fala em treinamento, é preciso ampliar a visão para o estratégico da empresa, é um encadeamento de ações que tem uma trajetória definida “Os objetivos organizacionais e o desenvolvimento do capital intelectual“.

Num cenário globalizado onde conhecimento, a criatividade e a percepção das tendências, são fatores cruciais para sobrevivência das empresas, o treinamento pelo treinamento perde sua função, pois as ações: pontuais, processuais e descontinuadas, não promovem resultados..

A área de T&D durante muito tempo atuou de forma passiva atendendo as demandas das áreas, eram empresas dentro de empresas, onde as interações inexistiam, pois cada área visualizava somente as suas necessidades e não estabeleciam relação com objetivos da organização.

A Educação Corporativa surge neste cenário.

Mas o que vem a ser a Educação Corporativa?

A Educação Corporativa é uma estratégia que visa o desenvolvimento dos funcionários, clientes e fornecedores. Os programas de educação concebidos, tem finalidade clara, o desenvolvimentos das pessoas aliada as estratégias do negócio.

Este modelo de “Educação” na era em que vivemos (era do conhecimento) é fator importante para a sobrevivência das organizações, sendo gerador de vantagem competitiva.

As empresas que trilharam este caminho vivenciam uma evolução nas relações de trabalho. Tem se conhecimento que a GE na década de 50 já realizavam ações voltadas ao desenvolvimento do Capital Intelectual com a criação da primeira Universidade Corporativa. A Accor no Brasil, na década de 90 foi à primeira empresa criar uma Universidade Corporativa.

O termo Universidade Corporativa, foi utilizado pela primeira vez por Jeanne Meister, presidente da Corporate University Xchage, empresa de consultoria americana em Educação Corporativa.

A Universidade Corporativa é uma estratégia para desenvolver, funcionários, clientes e fornecedores. Os programas desenvolvidos pelas UCs são customizados de acordo as políticas e estratégia das empresas.

As Universidades Corporativas necessariamente, não possuem uma sede física, elas representam o envolvimento da organização e dos funcionários no aprendizado contínuo para melhoraria do desempenho no trabalho.

O RH hoje tem um desafio importante; realizar a transição do T&D para a “Educação Corporativa”, desta forma estará introduzindo ações que visam o estratégico.

A Educação Corporativa eleva o capital intelectual nas organizações e gera vantagem competitiva. Identificamos através do projeto desenvolvido, que muitas empresas não atuam com Educação Corporativa, mas já tem a crença que é uma realidade incontestável.

Fonte: www.administradores.com.br

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