Oficina de Comunicação Anadarko PetroleumProjeto: Oficina de Comunicação / Processos de Comunicação

Cliente: Anadarko Petroleum Corporation – Brasil

Objetivos do Projeto:

  • Propiciar uma discussão ampla que permita aos participantes dar suas contribuições na melhoria da comunicação interna;
  • Instrumentalizar o participante a incrementar os processos de comunicação nas atividades em que atua;
  • Nivelar o entendimento acerca da comunicação interna;
  • Elaborar plano de ação para facilitar o fluxo da comunicação corporativa.

Desafio: Promover a sensibilização e reflexão acerca dos problemas internos na comunicação organizacional.

Metodologia Aplicada:

  • Exposição teórica e de exemplos práticos;
  • Elaboração do Diagrama de causa e efeito (Ishikawa) para identificar e analisar todas as possíveis causas que impedem que o efeito desejado seja alcançado;
  • Elaboração do plano de ação usando 5W2H.

Resultados: Plano de ação para melhoria dos processos de comunicação.

Produtos do Projeto: Workshop “Oficina de Comunicação” com 8 h de duração.

Participantes: CEO Brasil e diretoria.

A Anadarko Petroleum é uma empresa com grande atuação mundial na área de exploração petrolífera, que conta com uma equipe de médio porte no RJ, em constante contato com a matriz nos EUA. Como toda empresa que opera no frenético mercado do “ouro negro”, a Anadarko possui uma exigência de comunicação ágil e assertiva, o que nem sempre ocorre.

Este projeto foi muito prazeroso de ser elaborado e aplicado pois não é sempre que tive a chance de reunir uma diretoria de alto nível e um CEO para tratar de comunicação, sendo assim, me esmerei para criar um workshop prático, que fosse direto a Questão Crítica do Negócio, utilizando técnicas de levantamento de dados como Diagrama de Ishikawae  Método TURIB (utilizado para fazer uma avaliação das diversas causas de um problema, a fim de identificar a(s) mais relevante(s)). O resultado foi bastante satisfatório,com os participantes elaborando um plano de ação para trabalhar as principais oportunidades de comunicação.


Deixe uma resposta