Propósito
Muitos exercícios de construção da equipe se concentram em fazer os participantes a interagir uns com os outros na resolução de um problema ou tornar-los melhores em comunicação. Os problemas são normalmente resolvidos com trabalho em equipe, criatividade e persistência.
Este exercício subverte os exercícios tradicionais de construção da equipe. A tarefa é simplesmente muito difícil, talvez até impossível. O objetivo deste exercício é testar os participantes em uma habilidade crítica, a capacidade de perceber as suas limitações, para pedir ajuda e pensar fora da caixa e possivelmente quebrar as regras tradicionais.
Nossa cultura muitas vezes exige que as pessoas segam as regras, às vezes até às cegas. Como resultado, um indivíduo precisa ter uma forte auto-estima e confiança para desafiar o status quo, ou até mesmo levar os outros em uma causa específica contra a norma estabelecida. Este exercício é ideal para melhorar essa habilidade especial.
Objetivo
A equipe deve ficar em uma plataforma de madeira usando nada além de outro para o equilíbrio.
O que você precisa
- Uma plataforma de madeira 50 centímetros por 50 centímetros e cerca de 10 cm de altura, para cada grupo.
- Uma área onde as pessoas podem se envolver com segurança neste exercício.
Instalação
- Divida os membros em grupos de 6. Você pode ajustar a dificuldade (ou impossibilidade da tarefa) usando grupos maiores. Em geral, a tarefa é sempre fácil para os participantes mais jovens, assim conforme a idade cai é possível aumentar o tamanho do grupo.
- Explique aos grupos que para completar a tarefa que precisa defender e se equilibrar na plataforma usando nada mais do que o outro.
- Duração: 10 minutos.
- Não estanhe se os grupos discutirem e ficarem frustrados. Não sugira qualquer coisa deixe-os continuar e ver se alguém exige apoios para ajudá-los a equilibrar ou se alguém conclui que a tarefa é “impossível com as atuais regras” ou “injusto”.
- Se um grupo tiver sucesso (apesar da dificuldade), felicite-os e promova uma discussão sobre boas habilidades de comunicação, trabalho em equipe, liderança e determinação para concluir a tarefa. No caso de algum dos grupos conseguir executar a tarefa, mude o foco das discussões para trabalho em equipe. Isso porque, se qualquer grupo conseguiu realizar a tarefa, você não pode esperar que os participantes desafiem as regras deste exercício.
- Após o tempo alocado, trazer de volta todos e continuar com uma discussão (dependendo se eles conseguiram a tarefa ou não) para explicar o que eles passaram e o que você espera deles.
Cronometragem
Explicando o Exercício: 2 minutos
Atividade: 10 minutos
Comentários do grupo: 10 minutos
Discussão
No trabalho em equipe:
Quão difícil foi a tarefa? Como você avalia o desempenho de sua equipe? Houve uma boa comunicação entre os membros? Você nomeou um líder? O líder foi eficaz na gestão da equipe e recursos? Foi decisivo na tomada de decisões ou ele foi facilmente persuadido pelos membros? O líder ouviu as preocupações dos membros da equipe? Como você se sente sobre o seu desempenho durante o exercício?Como você se sentiu quanto aos que não foram ouvidos?
Pensando fora da caixa (assumindo que eles terminaram o exercido sem resolvê-lo, sentindo-se frustrados e sem pedir ajuda):
Você achou a tarefa muito difícil? Se você encontrou a tarefa quase impossível, o que você fez sobre isso? Você questionou os recursos que foram dados? Como você se sente sobre pedir ajuda? Você questionou as regras? Como você se sente sobre quebrar as regras? Como você decide se algo é impossível de se fazer ou não? Se foram negados recursos, o quão fortemente você perseguiu suas necessidades? Você continuou com a tarefa dada, independentemente da impossibilidade ou da injustiça da falta de recursos? Quão boa era a sua equipe em pensar fora da caixa? Como esta habilidade é crítica no contexto do seu trabalho?
Pensar fora da caixa? Mãos à obra
Adaptado de http://www.skillsconverged.com/