Bom dia amigos leitores do meu site. Estava lendo revendo alguns conceitos sobre os 4 Níveis de Kirkpatrick e fui buscar atualizações no http://www.kirkpatrickpartners.com/Blog, quando encontrei uma informação bem interessante que resolvi compartilhar.
Boa leitura para todos
Claudio Moreira
É importante completar os níveis de Kirkpatrick sequencialmente? começar com nível 1 e concluí-lo antes de se mudar para o Nível 2, em seguida, completar o Nível 2 e passar para o nível 3, e assim por diante?
Nível 1 não vem sempre em primeiro lugar
Para ser justo, os escritos anteriores sobre os quatro níveis indicaram que eles eram usados em seqüência, porém a observação refutou isso. Por exemplo, se você completar seu Nível 1 (Avaliação de Reação) no final do programa e avaliar as atividades de aprendizagem durante todo o evento (Nível 2) você medirá o Nível 2, antes de medir o Nível 1.
Os quatro níveis não foram criados igualmente
Mais importante, nós da Kirkpatrick Partners ficamos preocupados quando vemos uma organização que aplica a mesma quantidade de rigor e esforço tanto para o Nível 1, quanto para o Nível 3. O Nível 1 normalmente deve exigir o mínimo de recursos e o nível 3 mais. Ao planejar suas intervenções formativas, certifique-se que uma quantidade generosa dos recursos serão dedicados ao suporte on-the-job, quando as pessoas estão na fase crítica de tentar aplicar uma nova habilidade.
Use os quatro níveis no sentido inverso durante o planejamento
Ao planejar um programa de treinamento, é fundamental ter uma visão clara do resultado final desejado e como o treinamento especificamente vai impactá-lo. É importante a visão que dá importância relativa aos Níveis 1 e 2 em perspectiva. Eles são apenas um meio para apoiar os níveis 3 e 4.