Profissionais reconhecem a importância das Universidades Corporativas e se motivam com a oportunidade

 

Universidades Corporativas são utilizadas para reter talentos

A alta concorrência do mercado de trabalho e a falta de profissionais qualificados são alguns dos maiores desafios enfrentados pelas organizações. Elas precisam desenvolver soluções atraentes para reterem seus talentos e, ainda, investir na capacitação de novos profissionais, já que apenas 48,43% dos brasileiros estão aptos a trabalhar.

O Grupo RIC – PR (afialiado da Rede Record de Comunicação) percebeu a crescente competitividade do mercado profissional e, para fazer frente a seus concorrentes e demais empresas, implantou recentemente a Universidade Corporativa do Grupo RIC, destinada ao treinamento de todos os colaboradores da organização, incluindo seus novos contratados. “Com a UC, conseguimos passar aos colaboradores o conhecimento necessário voltado diretamente para o nosso segmento de negócio, o que, em uma graduação fora, nossos colaboradores não conseguiriam”, explicou o diretor executivo regional do Grupo RIC -PR, Rubens do Nascimento Junior.

Segundo Junior, muitos profissionais talentosos deixaram a organização por ofertas de concorrentes ou mesmo do mercado. No entanto, a implantação da UC foi motivadora e estimulante aos profissionais, que entenderam a UC – Grupo RIC -PR como uma ferramenta de desenvolvimento profissional e pessoal. “Os profissionais tendem a ficar mais tempo atuando nas melhores organizações, o que torna o projeto da Universidade Corporativa um grande instrumento de competitividade na gestão de pessoas”, analisa.

Em poucos meses desde a implantação, foi possível analisar que, no primeiro mês, dos 54 colaboradores de Londrina e Cornélio Procópio, apenas quatro colaboradores não aderiram aos cursos. “Nossa expectativa é alcançar 100% de participação mensal. Os desafios são grandes, principalmente neste período de implantação, mas são múltiplos os benefícios, pois além das vantagens competitivas, desenvolvemos fortemente a capacitação dos colaboradores”, ressalva Junior.

Um dos destaques da Universidade Corporativa do Grupo RIC -PR é o colaborador Eduardo Belter, da regional de Toledo, que já concluiu 28 cursos. Segundo ele, a implantação da Universidade foi uma grande oportunidade profissional, pois possibilita conhecimento e qualificação gratuita a todos os colaboradores. “Estou motivado e muito contente com a oportunidade”, expressa Belter.

Vale destacar que as Universidades Corporativas possibilitam ainda, aos colaboradores, um conhecimento amplo de outras áreas da organização. Assim, é possível capacitar profissionais para exercerem outras atividades na própria empresa.

Universidade Corporativa Grupo RIC – RIC é um projeto em parceria com a Dtcom, empresa especializada em educação e comunicação corporativa a distância. Atualmente, a Dtcom desenvolve projetos de Universidades Corporativas em organizações de diferentes segmentos e portes, entre os clientes que já aderiram ao método In Company estão a Sabesp, Fenabrave, Imap e Mongeral.

Fonte: http://www.portalcompetencia.com.br


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *