Um tempinho para o desenvolvimentoOlá amigos leitores do meu site. Ontem eu aproveitei um pouco do domingo chuvoso para ler os materiais de um curso online que estou fazendo na University of Pittsburgh, através do Coursera.org (Accountable Talk®: Conversation that Works) quando parei para refletir sobre o quanto é importante garantirmos oportunidades para nossa própria aprendizagem e desenvolvimento e o quanto isso demanda tempo. A sensação é que nunca temos tempo suficiente. Não há dúvida de que é importante fazer do nosso próprio desenvolvimento profissional uma prioridade, mas como encontrar tempo para fazê-lo? Compartilho com vocês algumas dúvidas e insights.

1. Nós sabemos a importância do que estudamos?

Se não reconhecemos a importância do que estamos estudando, será fácil largar tudo quando estivermos pressionados pelo tempo ou pela falta de energia e motivação, por isso, na minha opinião, é importantíssimo identificar nossos objetivos de aprendizagem e visualizar como estes irão nos ajudar a alcançar os objetivos profissionais que definimos. O que desejamos obter a partir da aprendizagem? Por que estamos investindo tempo para aprender? A PNL nos ensina a criar imagens mentais de como essas atividades de aprendizagem vão tornar nossa vida melhor, que tal então anotar essas visualizações para lembrar por que estamos dedicando tempo à esta atividade?

2. No meio do caminho tinha uma pedra…

Não sei se isso acontece com vocês, mas vira e mexe quando eu digo “vou dedicar x horas à esta tarefa” surgem os obstáculos para dificultar minha agenda de aprendizagem, por exemplo, se no final de domingo eu planejei investir meia hora lendo um livro é justamente nesta hora que minhas filhas querem brincar comigo. Para superar isso, preciso explicar-lhes por que necessito de tempo para estudar sozinho. Prometer-lhes que estarei com elas assim que terminar, ajuda a manter o combinado e de quebra desmistifica a ausência. Prever os possíveis obstáculos que possam impedir nosso aprendizado e adotar as estratégias que usaremos para superar cada um torna nossa tarefa mais tranquila.

3. Boi gordo se come aos bifes.

Meu curso no Coursera tem 6 semanas. 6 semanas??? Caramba, vou precisar de muito tempo para me dedicar ao aprendizado! Blocos curtos de tempo podem funcionar, se eu me concentrar. A chave para a aprendizagem eficaz é maximizar o impacto de cada momento que temos disponível. Olhe para a sua lista de coisas a fazer e veja o que você pode conseguir no tempo disponível, à partir daí minimize as distrações, mesmo que você só tenha 10 minutos livres, concentre-se  no que você está lendo ou aprendendo.

É fácil? Não, mas não é uma missão impossível. Um pouquinho de aprendizagem todo dia traz saúde e alegria! Uma excelente semana!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *