Bom dia leitores do meu site. Gostei muito das dicas do Graham Allcott neste artigo publicado no site trainingzone. Espero que curtam as dicas e produzam bastante através delas.

Bom final de semana à todos,

Claudio Moreira

Por Graham Allcott*

Seis ferramentas para colaborar remotamenteEu sou um grande fã de ferramentas de produtividade, mas também um grande defensor de que o aprendizado e a comunicação acontecem melhor face à face, onde você tem a mais completa variedade de recursos visuais e verbais à sua disposição. Como a tecnologia melhora, parece que finalmente estamos chegando a uma idade em que a colaboração on-line é uma parte dominante do mundo do trabalho, não é algo reservado para “pessoas especiais”.

Então, com isso em mente, aqui está a minha lista de seis ferramentas realmente úteis para colaborar remotamente.

Dropbox

Alguém que ainda não usa Dropbox não sabe o que está perdendo. O Dropbox oferece uma ótima maneira de compartilhar arquivos, que, em seguida, sincroniza com as versões mais recentes em todos os seus dispositivos (telefone, laptop, dispositivo android, dispositivo Windows, dispositivo Apple – tudo isso). Existem outros serviços similares disponíveis, tais como SugarSync. Eu uso os dois, mas a característica de destaque do Dropbox é que eu nem perceber que ele existe: ele faz o seu trabalho sem me fazer pensar sobre isso, reativá-lo ou mexer com ele de qualquer maneira. Esta é o máximo!

Google docs

Embora eu seja um fã do Microsoft Word para o meu próprio trabalho, a facilidade no Google docs, que permite que duas pessoas trabalhem no mesmo documento ao mesmo tempo, é simplesmente maravilhosa. “Vou terminar o parágrafo de abertura, é à prova de ler a parte do meio. Go! ‘. Eu usei isso recentemente, quando eu estava diante de um trabalho com prazo apertado e e-mails com versões diferentes (e inevitavelmente confusos) do mesmo documento.

GoToMeeting

Começamos agendando nossas reuniões remotamente usando GotoMeeting. Nesta ferramenta nós podemos aparecer na webcam, compartilhar nossas telas, fazer apresentações, conversar usando apenas o microfone portátil, e todos com uma interface muito simples. Claro, há uma abundância de ferramentas similares lá fora, mas eu preferi GoToMeeting por ser o mais simples e intuitivo.

United Conferencing

Este é um serviço fabuloso que permite que qualquer pessoa no mundo estabeleça chamadas em conferência, para qualquer lugar do mundo, gratuitamente. O único custo que você paga é o custo de uma chamada local para discar para a conferência. Sem mensalidades, sem tarifas caras. Um serviço maravilhoso.

Yammer

Há certas coisas que um ambiente de trabalho real fornece que não podem ser replicadas em outros lugares: quando Jean da contabilidade volta de suas férias na Grécia, quero compartilhar suas lembranças. Quando Dave e os rapazes garantirem a vitória (muito importante para a empresa)  no torneio de futebol corporativo, eu quero estar lá para deleitar-me com a sua glória. Estes são os momentos humanos que acontecem em comunidade, constroem relacionamentos e trazem felicidade. No entanto, quando você está trabalhando remotamente, há o perigo de você perder tudo isso sentir um pouco de isolamento.

O Yammer é melhor descrito como uma ‘rede social para o escritório. É uma ótima maneira de replicar os momentos de prazer “que enriquecem o nosso dia de trabalho. Como em qualquer comunidade online, ele precisa de uma massa crítica para funcionar, mas pode ser uma ótima ferramenta.

People Per Hour

À procura de um designer gráfico que cobre por hora? Bem, se você está olhando apenas no Reino Unido, você pode estar perdendo. People Per Hour é uma ferramenta fantástica para ajudar a encontrar os freelancers certos para ajudá-lo com seu trabalho. Eu usei-o para encontrar guarda-livros, designers de sites entre outros profissionais. Ele tem um sistema de classificação, em que os bons freelancers e prestadores de serviços constroem confiança e reputação, e você também pode postar uma descrição do trabalho e ter as pessoas apresentando “propostas” para ele.

Graham Allcott é fundador da Think Productive – e acaba ajudou a criar Think Productive Canada usando muitas das ferramentas apontadas acima.

Adaptado de http://www.trainingzone.co.uk


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *