Cena do cotidiano corporativo:

Supervisor – Quero que você ceda 5 funcionários de sua linha de frente para o treinamento da semana que vem

Gerente – 5 funcionários? Isso vai desfalcar a equipe, qual o intuito deste treinamento?

Supervisor – Não sei e não cabe a nós questionarmos. Dê seu jeito.

Qual a razão?Se você já gerenciou algum tipo de operação, deve ter, ao menos uma vez, deparado com uma situação semelhante à descrita acima. As ordens que surgem como o Mestre dos Magos (lembram disso?), sem maiores justificativas. Ok, elas serão cumpridas, mas e o envolvimento? Sim o envolvimento, aquela sensação de que você está executando uma tarefa, consciente de seu benefício para a organização. Estudos após estudos demonstram que, se você dá a alguém a razão ao fazer um pedido, a pessoa estará mais motivada à ajudá-lo. Então, em vez de determinar a alguém que ceda determinado numero de colaboradores para um programa de treinamento, inicie a conversa anunciando que haverá um programa de treinamento, explicando o intuito do programa, seus benefícios para todos, justificando as razões para a participação de todos e só então, peça a liberação dos mesmos.

Os membros de uma equipe, independentemente de sua posição hierárquica e idade, são mais motivados quando entendem por que seu trabalho é significativo. Pense no seu colaborador de Serviços Gerais, seu trabalho é somente limpar? Não seria melhor se ele soubesse que está criando um ambiente saudável em que todos possam se sobressair? Sua secretária apenas agenda reuniões ou ela está colaborando com o correto andamento dos negócios, mantendo um ambiente de produtividade? Como? Imagine duas equipes chegando ao mesmo tempo numa sala de reunião com reservas coincidentes. É bem por aí…

Você, gestor, está somente disparando ordens ou está fornecendo razões? Mostrar a sua equipe o impacto de suas ações faz uma gritante diferença.

Ok, abrir mão de 5 colaboradores na linha de frente de uma operação causa transtornos? Provavelmente. As razões são indiscutíveis? Ok, mesmo assim, é uma ótima ideia utilizar o simples e tradicional agradecimento, afinal, de alguma forma o gerente citado acima terá que dar conta de suas tarefas com 5 colaboradores a menos. Envie uma nota de agradecimento, você pode ser agradavelmente surpreendido com o aumento da motivação da equipe.

Coisas simples, que funcionam. Boa semana à todos

Claudio Moreira

Categorias: -

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *