Porque você está repetindo isso?Por vezes em uma sessão de treinamento o facilitador elege alguns “tópicos chave” e revisita-os de tempos em tempos. Um exemplo? Num workshop de treinamento em negociação os participantes podem ouvir várias vezes: “uma boa negociação deve ser apoiada em sólidas informações, boas alternativa e tempo razoável. Não se esqueçam, informações, alternativas e tempo”. Vira e mexe este “tripé” é relembrado pelo facilitador, que lançará mão deste conceito ainda algumas vezes até o fim do workshop. Alguns participantes se perguntam “precisa repetir?”

Sim, precisa

Todos sabemos que, repetindo um conceito especial nos tornamos aptos a aprender mais. Devido a forma como nossos cérebros funcionam, a repetição parece ser a parte central da aprendizagem de novas habilidades, assim, durante um curso ou workshop você deve trabalhar uma habilidade particular várias vezes, sob diferentes ângulos. É normal e saudável você revisitar o tema de novo e de novo e de novo. Não podemos esperar que os participantes lembrem o que dissemos no primeiro dia de curso, se essa foi a única vez que mencionamos os conceitos-chave. O objetivo é obter uma compreensão muito melhor do tema, tornando tudo mais claro, É muito fácil perder a importância de algumas informações, se você ainda não estiver familiarizado com o conceito.

Como facilitadores, devemos eleger alguns (poucos) conceitos-chave e apelar a todos os sentidos dos participantes a fim de engaja-los no aprendizado das novas habilidades.

Treinar é aprender uma nova habilidade. Ter conhecimento, consciência ou ficar exposto a um novo conceito é o objetivo de uma palestra ou apresentação. Num treinamento é importante trabalhar os conceitos-chave.

Os benefícios são gritantes, além da apreensão destes importantes conceitos você não passará pela constrangedora situação de frequentar um curso ou workshop e um tempo depois não conseguir se lembrar do que foi abordado. Por isso, evite bombardear os participantes com o conteúdo, seja seletivo. Decida se quer cobrir um tópico corretamente ou ignorá-lo completamente. Não há meio termo. O meio termo só leva ao leve conhecimento, o que pode ser feito por uma apresentação ou palestra, mas não é o objetivo do treinamento.


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