Os campeões da sua empresaParece um daqueles textos com a fórmula mágica para identificar e desenvolver os super-homens corporativos que alçarão sua organização aos céus, mas não é nada disso. Sua organização não precisa de um super-herói, até porque ele não existe. O que sua empresa precisa está a seu alcance.

Segundo Ben Hunt-Davis, medalhista de ouro olímpico no remo com a equipe masculina da Grã Bretanha em Sidney, 2000, campeões olímpicos possuem três principais atributos. Cada um deles tem a capacidade de:

  • Concentrar-se no objetivo
  • Esforçar-se continuamente para melhorar e
  • Trabalhar bem com outras pessoas.

Concentrar-se no objetivo

Por alguma estranha razão alguns gestores acreditam que elaborar declarações rebuscadas, planos superlativos, desdobramentos de análises sofisticadas fará com que a empresa alcance seus objetivos. Em questão de desenvolvimento de objetivos e contratação de metas, simplicidade é ouro. Ben diz que é preciso ser claro sobre o objetivo, trabalhando e alinhando todos os esforços, buscando a melhor chance de sucesso. Se o objetivo é “fazer o barco ir mais rápido”,  tudo se resume a fazer o barco ir mais rápido, porque isso é o necessário para alcançar o objetivo do ouro olímpico. Simples, não?

Esforçar-se continuamente para melhorar

Sair do foco é fácil quando temos um mundo de informações à disposição e caímos na tentação de buscar métodos rebuscados de melhoria. A melhoria contínua é desejável e válida quando temos o objetivo em mente. Sempre que a equipe de Ben trabalhava para aumentar seus índices eles se perguntavam: “é este o melhor caminho? e, claro, ‘Será que vai fazer o barco ir mais rápido?”.  Focados nos mínimos detalhes eles queriam se certificar de que poderiam remar melhor . Nada mais, nada menos! Ben diz que mudanças podem ser difíceis para toda a tripulação, gerando desconforto, mas no final eles fizeram o barco ir mais rápido, então certamente valeu a pena.

Trabalhar bem com outras pessoas

Usar os recursos ao nosso redor é essencial para o nosso desenvolvimento. Se você sabe o que você quer alcançar, então pergunte-se: de que ajuda preciso para alcançar meus objetivos? Medalhistas olímpicos não agem sozinhos, eles contam com o apoio da família, dos patrocinadores, dos treinadores e da tecnologia. Afinal, os vários departamentos da sua empresa são recursos para o objetivo comum do crescimento ou organismos independentes que disputam atenção, verbas e carinho?

Simples, não? Sim, alguns dirão que não existe novidades neste texto. Não, não existem, simplesmente porque, por vezes, o simples e obvio é muito mais genial do que o rebuscado. Ben Hunt-Davis focou no simples e foi premiado com a medalha olímpica.

Boa semana!

Claudio Moreira

Adaptado de: http://www.trainingzone.co.uk/

Categorias: -

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *