Olá leitores do meu site, hoje é sexta-feira (no RJ de sol muito, mas muito forte) e uma boa pedida é esta lista das nove capacidades requeridas pelos tempos atuais, editada por Art Petty. 

Particularmente gosto muito de líderes autênticos  acredito que a complexidade cotidiana não deixa mais espaços para os “super homens corporativos” e suas certezas inabaláveis. Em uma equipe onde cada um deve contrinuir da melhor forma, boas perguntas são muito mais valiosas do que respostas ruins.

E você, o que acha?

Art Petty é coautor do livro, Practical Lessons in Leadership—A Guidebook for Aspiring and Experienced Leaders, e autor do livro, Leadership Caffeine: Ideas to Energize Your Professional Development.  Seus textos podem ser lidos no site http://artpetty.com

Bom final de semana

Claudio Moreira

Nove capacidades profissionais exigidas pelos nossos tempos:

1. Cultive a sua autenticidade , embora nunca tenha saído de moda, como golas e lapelas pequenas, autenticidade, está de volta em grande forma, e é cada vez mais importante para os líderes que esperam ganhar a confiança das equipes e gerações.

Esta tem sido uma década difícil para cultivar a confiança nos líderes, e com a sombra da Grande Recessão ainda flutuando sobre a cabeça da sociedade, o medo continua presente no local de trabalho. É mais importante do que nunca ser capaz de construir a confiança das equipes, a confiança entre as culturas e a confiança como líder, e o melhor ponto de partida é ser você mesmo, deixando que as pessoas vejam os seus pontos fortes e fracos e trabalhando duro para conseguir se conectar e conhecer aqueles com quem se trabalha.

2. Aprenda a ajustar sua altitude – Seja você é um um contribuinte individual ou um executivo solo, é preciso desenvolver uma “navegação confortável e compreender as questões sublimes do mercado como atendimento aos clientes, inovação e diferenciação.

Eu encorajo os líderes e profissionais de todos os níveis a desenvolver a disciplina de verificar regularmente o ambiente de mercado e mudar a natureza das conversas em suas equipes, através da elaboração desse conjunto de perguntas simples e poderoso:

O que isso significa para nós? nossos concorrentes? nossos clientes?

3. Desenvolver estratégias para lidar com a extrema ambiguidade -a escala e o escopo dos desafios e oportunidades globais, juntamente com o ritmo da mudança, tudo combinado, criam um notável nível de ambiguidade em nossos esforços profissionais.

Infelizmente, ambiguidade combina com o medo de paralisar equipes e indivíduos e agravar problemas. Uma contra-medida é reconhecer que todos que você conhece estão lutando com as mesmas incógnitas. Seus concorrentes não sabem ao certo onde estão as respostas e seus clientes precisam de ajuda para navegar através de todo a confusão diária.

Tente dissipar o medo das incógnitas e em vez de preocupar-se com os riscos, concentre suas energias e pontos fortes de sua equipe nas oportunidades que a ambiguidade trás para criar e inovar. Mude a natureza das conversas diárias e incentive o uso constante das questões-chave descritas acima.

Naturalmente, uma vez que você discutiu as questões, é hora de promover a ação. É aí que o próximo atributo prova ser crítico.

4. Melhore a sua adaptabilidade. O tema ambiguidade leva ao reconhecimento de que tendemos a não gostar de mudanças por isso, é fundamental para os líderes de todos os níveis promover uma cultura que incentiva a experimentação e a aprendizagem. No entanto devemos reconhecer que a criação de um ambiente adaptável requer constante reforço de foco e tempo.

5. Líderes: Comprometam-se com a criação de Equipes de Alta Performance -uma ótima forma para começar é reformar suas práticas de gerenciamento de projetos, criar patrocinadores com garras e disponibilizar tudo que você e seus colegas de liderança possuem que possa ajudar as equipes na busca pelo sucesso. Mais uma vez, as palavras só funcionam quando apoiadas por ações consistentes e constantes. Dado o número de projetos e estratégias que não resistem à execução, todos nós temos um longo caminho a percorrer.

6. Cultive Inteligência Cultural (IC) – há uma boa probabilidade de que seu negócio torne-se cada vez mais interligado com fornecedores globais, clientes, parceiros, concorrentes e membros de equipe espalhados pelo mundo. O desenvolvimento de IC é uma iniciativa da organização que deve ser perseguido em fase de planejamento ou no início de seu alcance global . Se você está cada vez mais envolvido com equipes em todo o mundo, você está absolutamente pronto para fazer avançar a sua inteligência cultural. Seus resultados dependem dela.

7. Desenvolver adaptabilidade de Liderança. O fortalecimento de suas habilidades como um seguidor é tão importante quanto fortalecer suas habilidades como líder. Conforme os limites geográficos e funcionais se dissolvem, sua capacidade de navegar sem problemas do papel de líder para o de seguidor comprometido com o outro é fundamental para seu sucesso. Seus esforços neste aspecto são um exemplo excelente para aqueles que o rodeiam.

8. Não Tenha Medo de aumentar seu poder e influencia – É um fato, outros nos escolhem para ser bem sucedidos, e está tudo ok no crescimento de sua rede profissional, na busca de importantes projetos e oportunidades e na divulgação adequada de seus sucessos. É um erro pensar que você está acima da disputa de política e de poder.

9. Desenvolver uma mentalidade de inovação – foram-se os dias em que a inovação é apenas para engenheiros. O mundo é orientado para a inovação e as inovações mais interessantes estão ocorrendo na forma como trabalhamos, comunicamos com o mercado, e ganhamos dinheiro.

Se você está liderando, um dos seus indicadores chave de desempenho é a forma como sua equipa é inovadora. Sua inovação é um reflexo de sua liderança. Se você está trabalhando como um contribuinte individual, cada equipe e cada projeto precisa de grandes idéias. Aprenda a assumir riscos e aprender a vender e provar suas idéias. Construa uma reputação como um pensador inovador e cumpridor, e o mundo será seu!

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *