Case Western Reserve University

Olá meus amigos. Antes de tudo, um carinhoso abraço nas mamães no dia de hoje. Estou fazendo o curso online “Inspiring Leadership through Emotional Intelligence” (Liderança inspiradora através da Inteligência Emocional) da Case Western Reserve University (EUA), através do site coursera.org.

O curso é gratuito e conta com aproximadamente 70.000 alunos do mundo todo, uma excelente oportunidade de desenvolvimento com acesso à materiais de altíssima qualidade. Gostaria de compartilhar alguns aprendizados com vocês:

  1. A maioria de nós já teve contato com um grande líder em algum tempo em nosso passado. Essa experiência forneceu um modelo de uma grande liderança que, por vezes, deixamos esquecer quando somos cooptados pelos líderes pobres ou medíocres.
  2. Os melhores líderes constroem ou reconstroem relações ressonantes. Estas são relações em que o líder está em sintonia ou em sincronia com as pessoas ao redor dele.
  3. Relações de liderança eficazes ou ressonantes normalmente envolvem a experiência de esperança, compaixão e atenção. Líderes ressonantes lembram as pessoas do propósito ou da visão da organização. Isso desperta significado de contexto e esperança.
  4. Líderes ressonantes estão conscientes, ou seja, eles parecem ser autênticos, transparentes, verdadeiros e agem com integridade. No conjunto, os líderes ressonantes inspiram os outros. Na maioria das vezes, quando você sai de uma conversa com eles, você se sente desafiado, animado e inspirado.
  5. Quando somos expostos à liderança inspiradora, partes do nosso cérebro responsáveis por regular a atenção, a criatividade e a visão ampla são ativadas, nossa percepção do mundo é facilitada, temos maior acesso à recursos. Quando somos expostos à liderança negativa, tóxica, desativamos estas partes do cérebro e ativamos somente as partes responsáveis pelo foco, limitando nossa capacidade de criar e inovar, até nossa visão periférica se estreita. O cérebro se comporta da mesma forma quando precisamos fugir ou lutar.

Nas próximas semanas o curso trabalhará de forma bem fundamentada as ativações simpáticas de ações e emoções que ocorrem no cérebro. São mais 5 semanas de curso.

Se você não estiver emocionalmente inteligente e consciente (ou seja, não está ciente do que você está sentindo), você não entenderá como suas emoções estão afetando outros, nem pode mudar conscientemente o seu impacto sobre os outros para ser mais eficaz.

Uma boa semana para todos.

Claudio Moreira

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *