Horticultores recebem capacitação para melhorar colheitaOs processos de colheita e pós-colheita são de grande importância para qualquer agricultor. Com esse pensamento, os trabalhadores rurais do município de São Sebastião, no Agreste de Alagoas, solicitaram ao Arranjo Produtivo Local (APL) da Horticultura uma capacitação para melhorar os modelos de produção. O curso ocorre desde terça-feira (3), no auditório da prefeitura, e terá duração de dois dias com carga horária de 16 horas.

O curso é financiado pelo Sebrae e executado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura de São Sebastião e a Emater. Os alunos integram as Associações Comunitárias dos Moradores, Mini e Pequenos Produtores Rurais do Sítio Tabuleiro de Dentro e do Sítio Prata. No total, 12 agricultores serão beneficiados pela ação que, no próximo dia 9, ocorre na cidade de Taquarana.

De acordo com o gestor do Arranjo Produtivo Local (APL), Humberto Sant’Anna, as aulas vão ter um efeito muito positivo para os agricultores. “A colheita e a pós-colheita são procedimentos fundamentais para os trabalhadores e influenciam a produtividade e a forma como o produto chegará ao cliente. Se conseguirmos aperfeiçoar estes processos, o agricultor aumentará a produção e a qualidade dos produtos” disse.

Sant’Anna também convida os agricultores a participarem da próxima reunião de planejamento estratégico, na Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), em Arapiraca, no dia 2 de outubro. Segundo ele, foi a partir deste encontro que surgiu a demanda do curso de colheita e pós-colheita.

Segundo o consultor do Sebrae e instrutor do curso, Marcondes Inácio, algumas situações são muito recorrentes no cotidiano dos agricultores e influenciam diretamente a produção. “Alguns trabalhadores não limpam as caixas para transporte ou simplesmente colocam muitas frutas e verduras em uma única caixa, o que acaba prejudicando a conservação dos produtos”, explica.

Entre os temas que serão discutidos nas aulas estão educação ambiental, pré-colheita, seleção e classificação, pós-colheita, resfriamento, métodos de conservação, transporte e embalagem.

Fonte: http://aquiacontece.com.br


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *