A secretária de Manutenção Urbanística (Semur) realiza nos dias 20,21 e 22 de fevereiro, capacitação para 30 servidores da empresa Clean, que prestam serviços à PMM como educadores ambientais. O treinamento visa preparar a equipe para a implantação do Plano Piloto de Coleta Seletiva em Macapá e também para o trabalho de conscientização junto à população, em manter os canais e vias públicas limpos.

As palestras, voltadas à educação ambiental e à educação socioambiental, serão ministradas por servidores da Semur.

Os moradores das áreas beneficiadas pela Coleta Seletiva serão orientados a separarem o reciclável, do lixo doméstico. “A coleta seletiva funcionará paralela aos serviços de recolhimento diário do lixo doméstico, sendo determinado um dia da semana em que o caminhão passará para o recolhimento. O material será destinado aos catadores, no aterro sanitário, para comercialização. É uma forma de melhorar a renda desses trabalhadores”, afirma José Mont’alverne, secretário da Semur.

As primeiras áreas a serem beneficiados serão o bairro Jardim Marco Zero e os residenciais Mônaco e Samarino. As equipes de educadores ambientais irão atuar nessas áreas para orientar os moradores em como separar o lixo e informando sobre o dia da coleta seletiva.

“A nossa intenção é implantar 100% a coleta seletiva, mas sabemos que é um processo demorado, os primeiros passos estão sendo dados. Essa capacitação dos educadores é justamente para melhorar e ajudar nossos servidores a realizarem um serviço de qualidade, mas a ajuda da população é de suma importância”, comenta José Mont’alvene.

Segundo o chefe da Divisão de Comunicação e Educação Ambiental, do Departamento de Gestão Sustentável de Resíduos Sólidos, Alan Patrick Coimbra, as equipes de educadores também conversarão com moradores do entorno dos canais, explicando sobre a importância de manter os canais limpos, sobre a degradação de diversos tipos materiais e os prejuízos que os mesmo podem causar se descartados de forma irregular.

Fonte: http://www.correaneto.com.br


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *