Projetar e produzir um programa de capacitação pode ser uma tarefa difícil. Não só você tem que ter certeza de que o conhecimento / habilidade que você estará abordando é factualmente correto, como terá que apresentá-lo de uma forma que seja facilmente absorvido pelos participantes do programa de capacitação.

Abaixo, um processo lógico que vai garantir que você inclua tudo que precisa para que seu programa de capacitação seja bem sucedido e avaliado corretamente.

 

Passo 1 Qual é a necessidade de que este treinamento? Quais os objetivos e resultados esperados? Por que treinar?
Passo 2 Por que treinar? Em que treinar? As necessidades detectadas devem ser justificadas como ação de treinamento e os objetivos devem ser escritos em termos comportamentais (o que eles serão capazes de fazer no final do programa), refletindo as exigências de habilidades, conhecimentos e atitudes identificadas no Passo 1.
Passo 3 Desenha o material de avaliação que você irá usar para testar se os alunos conseguiram atingir os objetivos do programa. Certifique-se de que a avaliação mostra que o aprendizado foi levado a bordo.
Passo 4 Olhe para o exercício de avaliação e se pergunte: “O que os alunos precisam aprender a fim de passarem com louvor pelo exercício de avaliação?”. A resposta a esta pergunta é um rol de assuntos que se tornarão o contorno da sessão de treinamento.
Passo 5 Agora você está pronto para escrever o material de treinamento real. Verifique se o seu projeto inclui variações de abordagem para atender todos os estilos de aprendizagem.Inclua exercícios, atividades, discussões, dramatizações, trabalhos, etc além de estudos de caso.
Passo 6 Escreva a primeira coisa que você vai fazer ou dizer no início da sessão. Tenha em mente que uma boa dinâmica no começo torna os participantes mais suscetíveis a absorver os conteúdos, levando a maiores níveis de concentração e motivação destes. É uma boa ideia iniciar fazendo um ponto válido sobre a necessidade que foi identificada para este treinamento.
Passo 7 Você pode precisar incluir uma atividade para que os participantes conheçam um ao outro antes da parte principal do treinamento começar. Use um processo que seja relevante para os objetivos do evento e não apenas para que cada pessoa se apresente. Por exemplo, em um curso de habilidades de entrevista de recrutamento, peço a cada aluno a dizer três coisas sobre si mesmos – um dos quais deve ser uma mentira.Em seguida, os alunos tentam adivinhar a mentira um do outro.
Passo 8 Finalmente pratique a sessão com alguns colegas e, em seguida, peça-lhes para lhe dar feedback. Este “walk-through” ajudará a resolver os eventuais problemas potenciais antes do programa ir ao ar.

Adaptado de: http://www.thedevco.com

Postei uma apresentação adicional sobre LNT no Slideshare. Faça quantos downloads quiser: http://www.slideshare.net/ClaudioMoreiraIGEC

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *