Por Alan Garvey
Se você não pode provar o retorno sobre o seu programa de treinamento – aprendizagem real que é adotada e aplicada -, então você corre o risco de ter que cortar ou até mesmo perder este programa. Você pode pensar que o ROI é difícil de medir, no entanto, se você seguir estas regras rápidas, você estará no caminho para provar que seu programa de aprendizagem tem um impacto mensurável.
- Você não precisa ir tão longe no cálculo de ROI – Você só precisa provar, de uma forma razoável que o seu programa é um custo justificavel.
- Mudar o seu pensamento, de uma mentalidade de qualidade de programa para uma mentalidade de impacto e resultados – ROI é mais do que um cálculo, é uma maneira de pensar. Profissionais de aprendizagem muitas vezes focam na qualidade de sua formação, em vez de focar o impacto da aprendizagem, assumindo que a qualidade leva ao aprendizado e o aprendizado leva ao impacto. Embora a qualidade seja importante, talvez ela não seja o suficiente para provar que o treinamento impacta positivamente o negócio.
- Calcular ROI continuamente de modo que você sempre saiba quanto beneficio o seu programa está gerando – Há duas maneiras de desperdiçar dinheiro em treinamento – treinar pessoas que não precisam ou treinar pessoas que não se beneficiam. Nenhuma dessas coisas tem que acontecer em seu programa, se você tem um controle sobre o que está funcionando e o que não está.
- Construir sua argumentação para o ROI passo a passo – Chegar ao ROI é como construir um processo judicial. Você faz argumentos e, em seguida, apresentar fatos para suportá-los. Em última análise, esses argumentos e fatos resultam em uma conclusão óbvia – de que o seu programa de treinamento gera mais valor do que custa.
- Quanto mais dados concretos você tiver, melhor – As pessoas-chave quando se trata de analisar o impacto de seu programa são tipicamente analíticas – COO e CFO, por exemplo – e provavelmente vão querer uma explicação de como você chegou à sua conclusão. Valide seus achados com os dados de tantas perspectivas diferentes quanto possíveis. Por exemplo “os trainees estarão aptos a assumir este projeto imediatamente após o curso”.
- ROI não é apenas sobre o dinheiro – Analise os resultados que levam ao ROI através dos seguintes quatro níveis de medição de aprendizagem: qualidade, eficácia, impacto no trabalho e resultados da empresa.
- Seja tão conservador quanto possível em seus cálculos de ROI – Baseie-se no impacto relatado na pesquisa de acompanhamento passada imediatamente após a aula mas lembre-se que, muitas vezes os alunos estão muito entusiasmados com a aprendizagem após a conclusão do curso, o que provoca distorções na avaliação de resultado. Os resultados do acompanhamento da pesquisa ao longo do tempo permitem uma medida mais verdadeira.
- Conheça as despesas de investimento – Sabendo-se que ROI, por definição, é um retorno sobre o investimento, fica lógico que o mesmo não pode ser calculado sem conhecer o próprio investimento. Primeiro, calcule o investimento: custo da classe adicionado ao salário dos aprendizes durante os dias dentro da classe. Em seguida, calcule o retorno: multiplique o salário médio dos alunos pelo porcentual dos que disseram que seu trabalho melhorou devido ao treinamento.
- Comunique a história por trás dos números – Quando você está discutindo o seu programa com as partes interessadas, indique claramente os objetivos de seu programa como você primeiro imaginou, os desafios que você enfrentou e como você superou-os para fazer a diferença para o negócio.
- Não desanime por números de ROI baixos – ROI baixo pode ser melhorado. Assumir uma postura proativa e uma visão abrangente de apoio ao trabalho e à adoção de boas práticas levará os números de ROI onde eles precisam estar e assegurarão a continuidade e o avanço dos seus programas de aprendizagem.
Alan Garvey é diretor, EMEA e Ásia, da ESI International .
Adaptado de http://www.trainingzone.co.uk