SÃO PAULO, 18 de outubro de 2012 /PRNewswire/ — Cada vez mais os treinamentos têm sido requisitados para trazer melhores resultados. Pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD) com 285 organizações confirmou a tendência de que investir em treinamento será uma das principais ações para garantir o crescimento das empresas e o desenvolvimento de seus funcionários.

A pesquisa traz considerações interessantes: o aumento médio dos investimentos em treinamento e desenvolvimento previsto para 2012 será de 36,9%; a aplicação de programas voltados ao desenvolvimento de lideranças será destaque neste ano para 54% das organizações; entre outros indicadores. Pensando nisso, Thaís Giuliani, sócia-diretora da Imago Capacitação Laboral, empresa especializada na formação, qualificação e capacitação de profissionais na arte de atender e servir os mais diversos tipos de clientes, dá algumas dicas para que o treinamento seja eficaz.

1 – É fundamental fazer um diagnóstico para levantar as reais necessidades de desenvolvimento das pessoasEle deve ser feito de uma forma ampla, para contemplar todos os envolvidos, tais como clientes, fornecedores, colaboradores e lideranças.

2 – Faça um planejamento adequado e estratégicoAlinhar o planejamento estratégico da empresa, identificando as melhores competências já existentes nos colaboradores e as que precisam ser desenvolvidas para o alcance de resultados.

3 – Tenha uma metodologia focada na aprendizagem significativaVerificar se a empresa possui o know how para desenvolvimento dos programas identificados na fase do diagnóstico ou buscar parceiros externos para realização dos treinamentos. Faz-se necessária a utilização de uma metodologia focada na aprendizagem significativa, que gera a mudança de comportamento das pessoas na empresa.

4 – Exija a corresponsabilidade do prestador de serviçoSe a opção for por parcerias externas, escolha uma empresa que seja corresponsável pelo sucesso do programa de treinamento.

5 – Contemple as fases do treinamento É fundamental que cada treinamento contemple as fases necessárias para garantir os resultados almejados, bem como a participação de todos envolvidos no processo. São elas: Diagnóstico, Implantação, Avaliação e Acompanhamento.

6 – Envolva as liderançasEstabeleça a cultura do treinamento partindo da alta gestão. Todos os gestores devem estar alinhados a proposta dos treinamentos.

7 – Garanta a aplicabilidade do conteúdo trabalhadoDesenvolva ferramentas para que o conteúdo possa ser aplicado e não esquecido pelos participantes do programa. Utilize indicadores para mensuração dos resultados atingidos, bem como a manutenção e atualização dos temas abordados.

Informações adicionais para a imprensaPress & Mídia Comunicação(11) 5016-1443 – alda@pressemidia.com.br

Fonte: http://noticias.r7.com


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *