Clareza ajuda na concretização das tarefasCerta vez ouvi de um executivo que as pessoas tinham muita iniciativa e pouca “acabativa”, um neologismo bem adequado pois se escavarmos os HDs corporativos acharemos vários projetos inacabados, planilhas de excell deixadas pela metade ou só com o título (eu mesmo ajudei a plantando algumas ao longo destes anos). Acredito que ninguém goste de abrir planilhas e iniciar tarefas para deixá-las pela metade, certo? Então como podemos fazer para que a “acabativa” se torne mais comum nas empresas?

Concretização, irmão gêmeo da Execução. O assunto é tão importante que existem livros focando o assunto, louvando a capacidade de seguir em frente de assumir um compromisso, de preencher sua lista de coisas a fazer e chegar ao final em um momento ou outro. A escolha de não fazer algo significa que você está colocando mais energia em outras tarefas do que naquela que realmente são para fazer e por diversas vezes o que falta é a clareza na hora de eleger prioridades. Por que clareza?

Se você não tem uma ideia muito clara do que está fazendo então é improvável que seu projeto seja concluído, pelo menos não de forma satisfatória. O exemplo famoso Covey vem à mente aqui, se você encostou sua escada no prédio errado, não importa se você subir rápido, você ainda vai estar no lugar errado assim como quando você está perdido e começa a dirigir mais rápido, você só vai ficar mais perdido, mais rapidamente! Sem clareza, começar e sobretudo completar alguma coisa vai ser penoso.

Clareza é entender exatamente quais são os passos necessários para conseguir executar uma tarefa, muitas pessoas evitam este passo, pois estão preocupados em conhecer o todo do projeto acreditando que a visão geral inevitavelmente leva ao sucesso. Não é assim! Se você tem todos os passos em mente, você está apto à começar na parte correta do seu desafio, todos os dias. A lista de tarefas também irá ajuda-lo naqueles dias em que sua energia está baixa, você poderá trabalhar em menos itens da lista mas mesmo assim continuará a realizar seu objetivo, mesmo tendo uma semana difícil.

Comprometa-se a se concentrar em um projeto por 45 -90 minutos de cada vez, esqueça de verificar e-mail ou atender um telefonema isso vai impactar drasticamente a sua eficácia pessoal. Parece fácil, certo? Se fosse, Ram Charam não teria escrito um livro chamado Execução.

Uma excelente semana à todos


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *