Várias turmas de produtores rurais de Rondônia vêm sendo capacitadas pela metodologia do programa Negócio Certo Rural. A ação é uma parceria entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural [Senar] que previsivelmente deve ser concluída em novembro.
 

Durante três meses, as turmas são capacitadas, sempre aos finais de semana, adaptação para não comprometer o ritmo de produção das pequenas propriedades rurais – atualmente participam produtores do setor chacareiro de Porto Velho e do distrito de Nova Califórnia. 

Negócio Certo Rural é um programa gratuito de capacitação em planejamento e administração de pequenos negócios para produtores rurais. Auxilia os participantes tanto na melhoria de negócios existentes como na implantação de novas atividades. 

A capacitação garante aos participantes certificados e uma gama de conhecimentos necessários para a gestão das unidades como um empreendimento. O diretor do Senar em Rondônia, Oscar Ito, aponta o programa como ‘socialmente inclusivo’. “A capacitação contribui para a melhoria da gestão da propriedade e fortalecendo o agronegócio rondoniense com foco no empreendedorismo”. 

Durante a capacitação, com cinco encontros com oito horas cada, mais duas consultorias, cada propriedade realiza um diagnóstico, identifica novas ideias de negócio a partir de sua realidade e de potencialidades regionais, busca informações para avaliar suas ideias e, ao final, elabora um plano de negócio. 

Além disso, o Negócio Certo Rural oferece aos produtores, mobilizados pela Secretaria de Agricultura [Seagri], duas consultorias: uma individual, de duas horas; e outra, com quatro horas, por propriedade.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *