Olá, essa eu não poderia deixar de compartilhar com vocês! Quando pensamos em pessoas extraordinárias, nos vem à mente os vultos históricos, os Churchill, Steve Jobs, Bill Gates, Albert Einstein, etc…que lições estes gigantes tem para nos passar? Certamente frases meticulosamente bem construídas e lampejos de genialidade. Pessoas extraordinárias devem tecer frases do tipo “time is money”, certo? Nem sempre. Abaixo um compendio de frases podem ser ditas por pessoas extraordinárias.

Boa leitura

Claudio Moreira

Por Jeff Haden*

10 coisas que as pessoas extraordinárias dizem todos os diasSão pequenas coisas, mas cada um tem o poder de mudar radicalmente o dia de alguém. Incluindo o seu.

Quer fazer uma enorme diferença na vida de alguém? Aqui estão algumas coisas que você deve dizer a cada dia a seus colaboradores, colegas, familiares, amigos, e todos com que você se preocupa:

“Eis o que eu estou pensando.”

Você está no comando, mas isso não significa que você é mais inteligente, esperto, ou mais perspicaz do que os outros. Fundamente suas declarações e decisões, dê razões, justifique com lógica, não com a posição ou autoridade.

Mesmo que leve tempo para explicar suas decisões expô-las à discussão ou crítica permite a melhoria. Autoridade pode fazer você “o certo”, mas a colaboração torna a decisão direito de todos – e faz com que todos remem juntos.

“Eu estava errado.”

Certa vez, me deparei com uma situação onde eu achava que tinha um plano incrível para melhorar a produtividade total mexendo com uma equipe e gerando uma mudança em uma linha de produção em aberto. O inconveniente para a equipe era considerável, mas a recompensa parecia valer a pena. No papel, foi perfeito.

Na prática, não era.

Então, algumas semanas mais tarde, encontrei-me com a equipe e disse: “Eu sei que vocês achavam que isso não iria funcionar, e vocês estavam certos, eu estava errado. Vamos levá-los de volta para a posição original.”

Eu me senti péssimo, estúpido, eu tinha certeza de que tinha perdido todo o respeito que tinha por mim.

Acontece que eu estava errado sobre isso, também. Mais tarde, um funcionário disse: “Eu realmente não sei você, mas todos estavam dispostos a admitir que estavam errados, você me disse tudo o que eu precisava saber.”

Quando você está errado, dizer que você está errado, não o fará perder respeito e sim ganhá-lo.

“Isso foi incrível.”

Ninguém recebe elogios suficientes, ninguém. Escolha alguém – qualquer um – que faz ou fez algo excelente e diga: “Uau, foi ótimo como você …”

E sinta-se livre para voltar no tempo. Dizendo “mais cedo eu estava pensando em como você lidou com essa questão do planejamento, no mês passado …” isso pode trazer um impacto positivo hoje, como faria então. ( mostra que você ainda se lembra o que aconteceu no mês passado, e você ainda pensa sobre isso.)

O louvor é um presente que custa ao doador, mas nada é inestimável para o destinatário. Comece a louvar, as pessoas ao seu redor vai te admirar por isso – e você vai gostar de si mesmo um pouco mais, também.

“Você pode me ajudar?”

Quando você precisar de ajuda, independentemente do tipo de ajuda que você precise, apenas diga, com sinceridade e humildade, “Você pode me ajudar?”

Tenho certeza que você vai obter ajuda . E no processo você vai mostrar vulnerabilidade, respeito e disposição para ouvir – o que, aliás, são todas as qualidades de um grande líder.

E são todas as qualidades de um grande amigo.

“Eu sinto muito.”

Todos nós cometemos erros, então todos nós temos coisas que precisamos pedir desculpas por: palavras, ações, omissões, mostrar apoio …

Diga que você está arrependido.

Mas nunca complemente um pedido de desculpas com um porém como “Mas fui induzido ao erro, porque …” ou “Mas eu pensei que você fosse …” ou qualquer declaração que de alguma forma coloca mesmo a menor quantidade de culpa na outra pessoa.

Dizer que está arrependido, dizer por que você está arrependido, sem ressalvas. Não menos. Não mais.

Então você empreender novos começos.

“Você pode me mostrar?”

Conselho é temporário, o conhecimento é para sempre. Saber o que fazer ajuda, mas saber como ou por que fazê-lo significa tudo.

Quando você pede para ser ensinado ou instruído, várias coisas acontecem: Você implicitamente mostra respeitar a pessoa que dá o conselho, você mostra que confia em sua experiência, habilidade e conhecimento, e você começa a avaliar melhor o valor do conselho.

Não basta pedir resultados. Peça para ser ensinado ou treinado. Ambos ganharão

“Deixe-me lhe dar uma mão.”

Muitas pessoas vêem o ato de pedir ajuda como um sinal de fraqueza. Então, muitas pessoas hesitam em pedir ajuda.

Mas todos precisamos de ajuda.

Não basta dizer: “Há algo em que eu possa ajudá-lo?” A maioria das pessoas vai lhe dar uma versão reflexiva “Não, obrigado estou tranquilo”,  “Não, eu estou bem.”

Seja específico. Encontre algo que você possa ajudar. Diga “eu tenho alguns minutos. Posso ajudá-lo a terminar isso?” Ofereça de uma forma que seja colaborativa, não paternalista ou gratuita. Modele o comportamento que você quer que seus funcionários exibam

Então, na verdade, arregace as mangas e ajude.

“Eu te amo”.

Não, não no trabalho, mas em todos os lugares que você ache conveniente dizer – e toda vez que você sentir.

Nada.

Às vezes, a melhor coisa a dizer é nada. Se você está chateado, frustrado, ou com raiva, fique quieto. Você pode pensar que gritar aos 4 ventos vai fazer você se sentir melhor, mas nunca faz.

Isso é especialmente verdadeiro quando seus funcionários estão preocupados. Os resultados vêm e vão, mas os sentimentos são para sempre. Não critique um colaborador em um ambiente de grupo, pode parecer que você tem domínio sobre ele, mas por dentro, nunca terá.

Antes de falar, invista mais tempo considerando como os colaboradores irão pensar e sentir, como você avalia se a decisão faz sentido ou não. Você pode facilmente recuperar-se de um erro cometido por causa de dados defeituosos ou projeções imprecisas.

Você nunca vai se recuperar do dano que você infligir à auto-estima de um colaborador.

Ficar quieto até que você saiba exatamente o que dizer – e exatamente qual impacto suas palavras terão.

*Jeff Haden aprendeu muito do que sabe sobre negócios e tecnologia trabalhando na indústria de transformação

Adaptado de http://www.inc.com


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