Pesquisa revela que 25% das empresas estão distantes do modelo de gestão ideal de treinamentos
A capacitação profissional é um desafio para 47% das grandes empresas nacionais, assim como 37% estão preocupadas com a retenção de colaboradores. Entretanto, 81% das companhias não possuem uma universidade corporativa e 70% não têm informações suficientes para contratar serviços de treinamento para suprir suas necessidades, em termos logísticos.
As conclusões são da pesquisa “Tendências e Práticas de Treinamentos”, encomendada pelo Instituto Alatur, organização que presta serviços voltados para a educação corporativa.
Verificou-se que 25% das organizações questionadas estão distantes do modelo de gestão de treinamentos que idealizaram. Alinhamento de estratégia, viabilização da presença de colaboradores nos treinamentos e redução de custos são alguns dos principais desafios a serem superados. Em termos logísticos, algumas empresas acabam terceirizando serviços, como alimentação (45%), hospedagem (42%), espaços e salas (39%), transporte (36%), conteúdo (20%), dentre outros.
O que tem sido feito
Os programas de formação contínuos mais praticados pelas empresas são voltados para a integração de novos funcionários (95%), saúde e segurança do trabalho (84%), administração e gestão (73%), manutenção de maquinário (61%), tecnologia da informação (54%), força de vendas (51%), regulamentação e legislação (49%) e marketing/comunicação/relacionamento (47%).
Por mais que algumas companhias encontrem dificuldades para realizar seus treinamentos, 80% dizem manter programas de educação contínuos, com média de três realizações por tema durante o ano, e 90% pretendem aumentar a frequência dessas atividades.
Fonte: http://revistavocerh.abril.com.br