Com um programa de treinamento cuidadosamente projetado, uma empresa pode avaliar o trabalho com precisão e fazer correções imediatas para ações de um colaborador, melhorando sua proficiência e habilidades.

O ambiente de trabalho atual é rápido e dinâmico, exigindo capacidade de adaptação rápida de seus colaboradores, visando manter uma rentabilidade contínua e condiçoes de competitividade num mercado global em evolução. Neste cenário o treinamento de colaboradores para gerenciar a mudança é a chave para uma força de trabalho altamente produtiva e ágil.

Para sobreviver na arena global, as empresas devem produzir produtos de alta qualidade e serviços que podem competir ou exceder os padrões e expectativas do mercado mundial, exigindo de sua força de trabalho uma sólida formação na resolução de problemas, trabalho em equipe e melhoria da qualidade. O treinamento destas habilidades é tão importante quanto o treinamento em habilidades necessárias para operar as ferramentas e equipamentos nas plantas industriais e a melhoria contínua da qualidade requer um compromisso de toda a empresa,nas melhorias operacionais.

Para melhorar a produtividade da força de trabalho, muitas empresas mudaram suas estruturas de gestão para um modelo mais participativo desenvolvendo equipes de trabalho, envolvendo gerentes e colaboradores, equipes multifuncionais que contaram com maior diversidade e relações de trabalho entre vários departamentos. Alianças foram formadas através de compradores e grupos de fornecedores para alavancar oportunidades de negócios internacionais. Avanços tecnológicos de hoje tem reduzido as barreiras que impediam as pessoas de trabalhar em conjunto, tornando urgentes novas habilidades sociais e de comunicação para se adaptar à mudança de tecnologia. Sem formação em novos conceitos de trabalho, tais como teambuilding, resolução de problemas, e melhoria da qualidade, as equipes serão incapazes de lidar com sua nova autonomia e a produtividade vai sofrer.

A força de trabalho de hoje exige a integração homogênea de várias gerações diferentes, mais do que em décadas anteriores, a força de trabalho também inclui grupos mais diversificados incluindo pessoas com deficiência, veteranos e estrangeiros por exemplo,  neste cenário o desafio de um empregador é elevar as habilidades da equipe até os níveis necessários de proficiência com o menor impacto e “perturbaçao” sobre operações comerciais e de custos.

Para agregar valor no trabalho de hoje em ritmo acelerado, os colaboradores precisam ser treinados nas seguintes áreas:

  • Comunicação e escuta
  • Resolução criativa de problemas
  • Trabalhando em equipes diversas
  • Liderança e alcance de objetivos
  • Melhoria da qualidade

Abordagem Sistemática e Holística da Formação

O treinamento é um plano de ação da empresa para permitir que seus colaboradores sejam mais proficientes em seu trabalho de construção de habilidades, conhecimentos, aptidões e atitudes que se alinhem com os valores centrais da empresa su cultura e visão. O objetivo do treinamento é melhorar o desempenho no trabalho, desenvolvendo habilidades de um colaborador. Para ser eficaz, o treinamento deve ser uma experiência bem planejada e sistemática. A abordagem da formação sistematizada deve ter as seguintes etapas:

  1. A fase de avaliação visa rever e analisar o desempenho do colaborador para identificar as áreas de deficiência de desempenho. Envolver o colaborador para mostrar o que ele ou ela está fazendo e falando sobre as etapas da ação realizada irá apontar áreas de melhoria. Por exemplo, observando como uma pessoa muda um pneu vai dizer se ele ou ela pode executar a habilidade com proficiência. Ao longo da tarefa, peça à pessoa para falar com você o que ele ou ela está fazendo. Aqui, você vai identificar eventuais erros no processo.
  2. A fase de projeto é utilizado para desenvolver e documentar os métodos de treinamento, materiais didáticos e padrões de desempenho desejados para medir a conquista. Agora que os erros foram identificados, você pode projetar treinamentos para atender às áreas de deficiência de habilidades para mudança de pneus.
  3. A fase de entrega é onde o treinamento é realizado com os métodos estabelecidos na fase de projeto para facilitar a aprendizagem. O treinamento pode ser realizado em uma sala de aula mais formal ou diretamente no canteiro de obras, menos formal, o importante é a efetiva experiência de construção de habilidades.
  4. A fase de avaliação mede o crescimento das habilidades do colaborador, se ele apresenta maior capacidade de desempenho para realizar o serviço ou tarefa de forma mais eficiente. Para medir a eficácia, peça aos colaboradores para executar a tarefa. Para garantir a proficiência, peça à pessoa para ensiná-lo a mudar um pneu. Se erros permanecem ou se as novos surgem, repita o processo de concepção, execução e avaliação até que as habilidades de proficiência atendam a expectativa de desempenho exigida.

Entrega dos Programas de Capacitação

O treinamento deve ser contínuo para melhorar o nível de qualificação e garantir um programa de formação de qualidade que mantém o ritmo com um ambiente de trabalho dinâmico. Os avanços na tecnologia têm permitido a formação em conceitos básicos de trabalho no ambiente de trabalho, em uma sala de conferência, ou fora do estabelecimento. Atualmente, com o crescimento explosivo de cursos de e-learning em celulares inteligentes e tablets, os supervisores podem capacitar os colaboradores para receber treinamento on-line durante as aberturas em suas programações, ou antes e depois do horário de trabalho.

Uma combinação de treinamento planejado durante a semana de trabalho e uso de cursos on-line com feedback pode criar um eficiente programa de treinamento de habilidades. O treinamento também pode ser fornecido por um mentor na empresa, que é especialista em habilidades que estão sendo ensinadas, ou por colaboradores da empresa que foram submetidos a um programa de formação de formadores em um instituto de treinamento. Um programa bem elaborado deve incluir uma dedicação à formação contínua como uma forma de reforçar as habilidades do colaborador e como uma ferramenta para diminuir a rotatividade destes, melhorando a confiança e satisfação.

Com um programa de treinamento cuidadosamente projetado, uma empresa pode avaliar o trabalho pontualmente e fazer correções imediatas para ações de um colaborador para melhorar a proficiência e as habilidades. Focando no resultado desejado do trabalho pode-se criar oportunidades de inovação e treinamento de habilidades. Envolver o colaborador num sistema eficiente de feedback que vise satisfazer as necessidades do negócio resultará na motivação dos colaboradores, e no acréscimo de confiança nas habilidades aprimoradas e numa maior satisfação no ambiente de trabalho.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *