Estudos da Universidade de New Hampshire têm mostrado que o humor tem um impacto positivo em uma variedade de processos, incluindo comunicação, desenvolvimento de metas e gestão emocional. Estes resultam em maior produtividade, viabilidade e desenvolvimento pessoal. Humor leve e algumas interações espontâneas podem aumentar o interesse dos participantes e a atenção no assunto e, portanto, aumentar a aprendizagem.
Mas, como dizia aquela campanha de bebidas, use com moderação.
A linha que separa o humor cirurgicamente inserido no contexto do stand up comedy deslavado é bastante tênue e a tentação de aumentar a dose de piadas quando a platéia está entretida é imensa. O resultado será visto nas avaliações de reação. É muito mais efetivo utilizar o bom humor para relaxar os ânimos, abrir caminho para a atenção e:
Fazer Perguntas Eficazes
Fazer as perguntas certas é essencial quando se trata de troca de informações, que é exatamente o que se deve fazer em uma sessão de treinamento. Facilitadores obtém informações dos participantes por questionamento e retornam informação na forma de técnicas, princípios e conceitos.
Ensinar com exemplos
Não há nada como uma boa história para ajudar as pessoas a lembrar de um princípio ou técnica. Use histórias de pessoas famosas e suas experiências como seus exemplos. Conte as histórias de maneira animada e entusiasmada e use perguntas e expressões para melhorar seus exemplos e a forma de se comunicar com eles.
Envolver
Os adultos querem ser envolvidos no processo educativo, bem como no planejamento e avaliação de seu desempenho. Eles se sentem responsáveis por qualquer decisão tomada que vá afetar a sua educação.
Os adultos pensam de forma independente e vão decidir por conta própria se um método específico de ensino vai funcionar para eles ou não, afinal, eles já experimentaram a aprendizagem e sabem o que funciona para eles e que não funciona. Como resultado, eles são mais propensos a analisar ou questionar sua metodologia de treinamento. Você não pode aplicar o mesmo método de treinamento para todos os adultos, eles precisam ser envolvidos no processo e sua formação deve permitir que eles escolham o método que funciona melhor para eles . Ao confeccionar seus materiais, lance mão de uma grande variedade de recursos audiovisuais e se possível, físicos. Lembre-se que uma turma de capacitação é normalmente composta de pessoas com inclinações visuais, auditivas ou cinestésicas.
É isso, refine o humor e utilize-o com sabedoria, lançando mão de técnicas variadas e tornando sua sessão de treinamento saborosa.
Abraços a todos,
Claudio Moreira