Olá amigo leitor do meu blog,

“Vou trabalhar ainda mais!”. A cada situação de crise ou desarranjo da situação o cavalo Sansão, personagem do livro A Revolução dos Bichos, de George Orwell, proferia sua famosa frase e se empenhava mais e mais, dedicando horas e horas adicionais à labuta. Já ouvi muitas frases de efeito sobre o segredo do sucesso e uma delas é:

“O sucesso se faz nas madrugadas e finais de semana. Durante a semana todos fazem o mesmo.”

Você concorda? Para ser bem sucedido devemos dedicar cada milissegundo de nossas vidas ao trabalho? Ou será que trabalhar certo ao invés de trabalhar muito seria a solução?

Segundo a pesquisa From Dedication to Medication?, realizada com 12 000 executivos de primeiro nível em 85 países pela Regus, fornecedora de produtos e serviços para escritórios, atualmente 48% da população economicamente ativa passa 9 horas por dia no trabalho, enquanto outros 38% ficam 10 ou mais horas. O estudo aponta o Brasil como o país onde mais se trabalha, com 17% da população cumprindo uma jornada de 55 horas semanais. E o expediente continua fora do escritório: 45% dos brasileiros levam pendências para casa pelo menos três vezes por semana.

Sim, trabalhamos bastante! Isso quer dizer que produzimos muito, certo?

Diferentemente do que alguns podem pensar, a longa jornada em nada contribui para a produtividade. Segundo o relatório global da Conference Board, organização americana que reúne 1 200 instituições públicas e privadas de 60 países, para produzir como um americano são necessários quatro brasileiros.

Questão respondida, agimos como cavalos Sansão, a crise chegou, vamos trabalhar ainda mais! E produzir ainda menos…..

Profissionais QUALIFICADOS, munidos de informações relevantes e ferramentas de trabalho modernas, trabalhando com processos racionais produzem. Pessoas sem capacitação formam um grande Exército de Brancaleone, muita gente e pouco resultado. Investir em gente não trás apenas motivação e satisfação, produz uma força de trabalho capaz de aumentar lucratividade e rentabilidade nas empresas.

Em certa ocasião, Warren Buffet, constantemente citado na lista das pessoas mais ricas do mundo, mostrou sua agenda para Jorge Paulo Lemann. Para espanto de Lemann, a agenda apresentava poucos compromissos e muito tempo livre. Buffet trabalha muito ou trabalha certo?

E você? O que acha? A chave do sucesso está na quantidade ou na qualidade? Deixe seu comentário, compartilhe conosco.

Sds

PS: para saber mais sobre produtividade, acesse o link: http://exame.abril.com.br/revista-voce-rh/edicoes/38/noticias/trabalhamos-muito-ou-mal


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *