Olá amigos leitores do meu blog, como vão?

Tenho conversado com muitos gestores de serviços, profissionais responsáveis pelo desempenho da linha de frente de suas empresas e o tema motivação da equipe sempre surge como uma grande preocupação. ‘É meu trabalho motivar os funcionários”, afirma boa parte deles.

 “Você não pode motivar uma pessoa, mas pode criar um clima que os motive”. Vários livros consolidam a ideia de que criar as condições ideais gera a motivação necessária para a boa performance. Nem precisamos ir tão fundo, basta lembrar que na escola, a maioria de nós não estudou duro somente para tirar boas notas, mas porque fomos informados que tínhamos que tirar boas notas para ir para a faculdade, conseguir um emprego e ganhar um bom salário.

Dinheiro é um grande motivador dos colaboradores da linha de frente. Caixas de supermercado, frentistas, atendentes, vendedores, serviços gerais. Sim, concordo, para quem vive uma realidade salarial sem grandes confortos, recompensas monetárias realmente motivam, mas será que é só isso?

Em 2013 um relatório da Accenture mostrou que metade dos empregados deseja equilíbrio trabalho-vida – não um salário enorme, autonomia ou reconhecimento – como o sinal chave de uma carreira de sucesso e, portanto, um dos principais motivadores para se envolver no trabalho. Em alguns casos, apenas a possibilidade de deixar o trabalho um pouco mais cedo para chegar em casa e fugir do duro o tráfego motiva mais do que qualquer brinde ou foto na parede.

Psicólogos dividem as ações motivadoras em duas categorias: intrínsecas, impulsionada pela personalidade e preferências, e extrínseca, impulsionada por necessidades externas e expectativas. Motivar com recompensas materiais não prestando atenção nos motivadores intrínsecos e se baseando exclusivamente em necessidades externas tornará as pessoas menos propensas a executar bem suas tarefas sem uma recompensa no futuro.

A melhor maneira de determinar quais motivadores intrínsecos a usar é: Converse com as pessoas que você está tentando inspirar, mantenha os olhos abertos, ouça sugestões e busque equilíbrio entre os dois. As equipes motivadas e os clientes satisfeitos agradecem. E seu faturamento também.

E você? O que tem feito para motivar sua equipe de atendimento? Compartilhe sua experiência conosco

Sds

Claudio Moreira


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *