Serviço Nacional de Aprendizagem Rural traz 421 capacitações gratuitas.
Os treinamentos propõem novas alternativas de renda às famílias rurais.

Mais de 421 cursos estão disponíveis para produtores rurais em Santa Catarina pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Faesc).
A meta é beneficiar 6.736 produtores rurais. Os treinamentos propõem novas alternativas de renda às famílias rurais. São maneiras de aperfeiçoar o conhecimento dos produtores sobre as atividades que já desenvolvem ou de oferecer novas possibilidade de produção agropecuária para ampliar os lucros das propriedades e garantir melhor qualidade de vida para quem vive no campo.
Mensalmente o Senar/SC oferece treinamentos voltados à formação profissional rural (FPR) e promoção social (PS). As ações na linha de formação profissional rural envolvem atividades de apoio à pecuária, agroindústria, agricultura, atividades relativas à prestação de serviços, silvicultura e aquicultura. Na linha de promoção social, as atividades possuem caráter educativo e preventivo: artesanato, cultura, esporte e lazer, alimentação e nutrição, saúde e organização comunitária.
Entre as capacitações oferecidas no Norte do Estado estão a de primeiros socorros em Calmon, bordado ponto cheio em Guaramirim, conservas de hortaliças e temperos em Araquari, cortes, assados e empanados de frango em Garuva, poda e arqueamento de maçã, pêra e caqui em Canoinhas e tratamento de madeira em Matos Costa.
No Vale do Itajaí, o treinamento de boas práticas de manipulação de alimentos para agroindústrias reunirá produtores em Agrolândia, de inclusão digital em Braço do Trombudo, de beneficiamento e conservação de pescado em Itajaí, tratamento de madeira em São João Batista, conservas de hortaliças e temperos em Imbuia, produção caseira de massas para congelamento em Ituporanga e operação e manutenção de microtratores em Petrolândia.
Os demais treinamentos podem ser conhecidos no site do Senar/SC, que traz as especificidades, carga horária, local e data de realização.

Fonte: http://g1.globo.com


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *