Por Kevin Eikenberry*

Seis Chaves para falar melhor de improvisoAlguma vez você já se encontrou em uma situação como esta? Você está sentado na reunião e alguma pessoa chave pergunta – “O que você acha disto?” Você acaba de ser convidado a compartilhar seus pensamentos sobre um tema que você não tinha considerado antes ou não estava preparado para discutir. Estas seis sugestões irão ajudá-lo a ter sucesso nessas oportunidades de comunicação desconfortáveis e às vezes inquietantes.

Falar em público, especialmente quando você está despreparado ou sobre pressão não é o que a maioria das pessoas chama de diversão, no entanto, ter a capacidade de articular seus pensamentos e pensar rapidamente é uma habilidade valiosa não apenas para responder à pergunta para você, mas para comunicar a sua confiança e competência para outros.

Então como você pode fazê-lo melhor?

  1. Respire fundo: as pessoas erram quando começam a falar antes de ter organizado seus pensamentos. Na maioria dos casos, você não pode pedir um recesso de cinco minutos enquanto você vasculha seu conjunto de ideias e pensamentos, mas uma respiração profunda dá-lhe um segundo para pensar, acalma, e realmente faz você parecer mais no controle da situação. A pausa permite que as pessoas vejam que você realmente ouviu a pergunta e está considerando tudo cuidadosamente. Respire fundo e pense sobre sua estratégia.
  2. Determine um ponto-chave: enquanto realiza sua respiração, determine a idéia-chave que você deseja comunicar e trabalhe com ela. Abra seus comentários, tomando o seu ponto-chave ou usando um exemplo ou analogia que leve diretamente a esse ponto. Agora não é o momento de ser obtuso ou enrolar a fala. Clareza é o seu objetivo. Quando você é imediatamente claro se mostra para os outros e melhora o seu sucesso na comunicação.
  3. Lembre-se de seu plano de três pontos: Quando você conhece e usa um plano simples para comunicação, você começa qualquer situaçao com mais confiança. Você já ouviu isso antes, mas seus comentários devem seguir a sequencia “abertura / corpo / fechamento”.
  4. Coloque-se na posição: uma razão para as pessoas não falarem bem de improviso é que elas evitam a situação, tanto quanto possível. Esta é uma habilidade como outra qualquer – você fica melhor por fazendo. Não espere ser surpreendido em sua próxima reunião, você não tem que esperar ser convidado para compartilhar seus pensamentos de improviso! Pratique essa habilidade importante e você vai comunicar a todos que você é pró-ativo e engajado no seu trabalho – uma combinação muito boa.
  5. Pratique em grupo: uma das melhores maneiras de praticar esta habilidade é a união de um grupo de conversação. Convide os participantes a dar declarações improvisadas em cada reunião, variando a natureza das respostas. Exerça pressão e crie oportunidades variadas para falar e fazer desta uma maneira fabulosa para aprender e praticar as habilidades de falar de improviso (e apresentações preparadas também).
  6. Observe o sucesso dos outros: assista outros que fazem isso muito bem e tente aprender com eles. Veja como são comunicadores altamente eficazes ao responder perguntas – e aprenda com os mestres.

Não se engane, a construção desta habilidade irá torná-lo melhor sucedido nesses momentos desconfortáveis e construir a sua confiança, não só naqueles momentos, mas em todas as situações de comunicação importantes. Será o momento em que você vai estar comunicando mais do que a sua mensagem sobre o tema – você vai comunicar o seu valor, conhecimento e confiança totais.

 *Kevin Eikenberry é CEO do Kevin Eikenberry Group, uma empresa de consultoria de aprendizagem.

Adaptado de: http://www.ceoonline.com


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *