Boa parte das organizações encaram programas de capacitação como algo supérfluo, ou um luxo, e essa é uma razão pela qual a formação é a primeira coisa a ser subtraída quando as organizações procuram cortar custos. Se o treinamento é tão importante, porém, por que é que as empresas sempre procuram reduzir os seus custos?
É difícil generalizar, já que as empresas têm, obviamente, diferentes visões, mas aqui estão alguns fatores que contribuem.
- Por alguma estranha razão, a capacitação parece ter herdado algumas das caracterizações sociais que costumavam (e ainda) afetam a profissão. Não faz muito tempo que os professores trabalhavam sem qualificação exigida para ensinar, e eram geralmente mal pagos de uma forma surpreendente. Nossa sociedade não tende a valorizar aqueles que ajudam os outros a aprender. Lembremos – no passado, os professores têm sido principalmente do sexo feminino, e as áreas onde as mulheres faziam carreiras escolhidas tendiam a ser rebaixadas em termos de importância, infelizmente.
- Os efeitos do treinamento de sucesso podem ser sutis e difíceis de perceber assim decisores não são necessariamente “tocados” pelos benefícios que colhem.
- Ponto interessante: em situações em que o departamento de treinamento é adepto a falar a língua dos tomadores de decisão, empreendendo tentativas de medir o impacto honestamente, veremos que o treinamento é muito mais valorizado.Um único indivíduo (por exemplo, um excelente diretor de formação) pode fazer incursões positivas para proteger a função de treinamento fazendo todos perceberem seu real valor.
Treinadores, eles mesmos, contribuem para as percepções dos tomadores de decisão, e, infelizmente, muitos treinadores não transmitem uma imagem que convença os decisores.Isso pode ser porque os treinadores nem sempre falam a mesma língua que os executivos, ou, muito francamente, eles não são bons em seus postos de trabalho, caso em que o “treinamento como luxo” é um problema bem real.
- Um monte de treinamentos é, de fato algo sem valor, se forem desconectados se significar que as pessoas vão para o treinamento sem saber por que estão indo e voltando para o local de trabalho onde há zero suporte ou condições para a aplicação do que é aprendido. Mesmo com um excelente treinador, e excelente design, o valor é perdido, e é visto como um investimento perdido.
- Na maioria das vezes a contribuição da formação para a realização dos objetivos da organização nunca é avaliada, por isso é difícil apresentar números concretos para justificar despesas de formação.
Portanto, não é surpreendente que os executivos, que são, por definição, distantes das atividades de formação, não vejam benefícios óbvios (mesmo se eles estiverem lá), e / ou reflitam a realidade de que um grande investimento em treinamento é por vezes desperdiçado. Não é portanto surpreendente que os decisores empresariais não vejam a formação como uma função essencial e necessária para o sucesso da organização.
Adaptado: http://thetrainingworld.com