Olá leitores do meu site. Estamos em pleno descanso de carnaval e para aqueles que desejam aproveitar o recesso para desfrutar uma boa leitura, trago um estudo de caso muito interessante, publicado na revista Chief Learning Officer (http://clomedia.com). O Estudo está dividido em 3 partes.

Bom carnaval e boa leitura!

Claudio Moreira

Por Charlie Piscitello*

Saiba como os líderes da Petco lutaram para recuperar quotas de mercado, oferecendo uma experiência consistente aos clientes em cada uma das 1100 lojas da empresa.

Petco traça uma nova estratégia liderança - parte 1

Resumo : De 2005 a 2007, a Petco, um varejista especializado em animais de estimação, viu o sua posição no mercado despencar com a competição crescente de grandes varejistas e lojas de boutique. Seus líderes lutaram para recuperar posições de mercado, oferecendo uma experiência de cliente consistente em cada uma das 1.100 lojas da empresa. Para fazer isso, eles implementaram o “Liderando a Petco” – uma sessão de dois dias interativa e imersiva para fornecer aos gestores as habilidades e ferramentas para ajudar as pessoas a melhorar suas produtividade e resultados.

Desde a sua criação em 1965, a missão da Petco tem sido oferecer produtos de qualidade para o animal de estimação – alimentos, brinquedos, material e medicamentos. Ao se concentrar no atendimento ao cliente, qualidade e produtos exclusivos e saudáveis, a empresa construiu um público fiel, mas logo varejistas como Walmart e Target começaram a oferecer os mesmos produtos ou similares em qualidade a preços mais baixos com a comodidade de comprar durante as compras de supermercado. A Petco estava perdendo vendas.

A equipe executiva no Petco decidiu que o focar na reconquista de clientes e construir fidelidade à marca seriam fundamentais para seu sucesso a longo prazo. Isto tornou-se o núcleo da nova estratégia da empresa, mas mudar a estratégia de negócios não acontece do dia para a noite. A Petco teve que garantir que cada líder da empresa – de executivos à líderes de linha, chefes e gerentes de lojas e de distribuição – estariam “à bordo” com a nova direção e que seria necessário união para chegar lá. A nova estratégia trabalharia uma liderança mais eficaz, melhor envolvimento e engajamento maior de clientes para gerar lucratividade e crescimento. Um diferencial com esta nova estratégia foi a ênfase na linha de frente e como a experiência do cliente iria definir a Petco além da concorrência.

Desde 2007, A Petco trabalha com a Root, uma empresa de consultoria, desenvolvendo formas de envolver toda a organização e educar os níveis de chave da liderança – gerentes de loja gerais em particular – na nova direção da empresa e nos resultados necessários para o sucesso nos negócios.

Líderes de diferentes funções começaram por realizar uma sessão de avaliação de cultura com a equipe executiva. Este fórum aberto abordou o estado atual do negócio, identificando problemas e os desafios que a empresa enfrenta e encorajou os líderes a discutir como se sentiam e o que gostariam de ver no futuro.

À partir daí a Root desenvolveu três módulos de aprendizagem que pintaram um quadro por meio de desenhos e ilustrações, metáforas e perguntas sobre o estado futuro proposto para a empresa. Estes módulos foram projetados para impulsionar o diálogo entre pequenos grupos de funcionários de todos os níveis. Líderes exploraram as mudanças do mercado, revisaram a direção estratégica e determinaram seu papel em executá-la.

Os objetivos dos mapas de aprendizagem são transmitir grandes quantidades de informações e expor as pessoas ao drama, emoção e histórias complexas de seus negócios, criando um ambiente envolvente.
Os módulos focaram na nova estratégia Petco e no que seria necessário para levar a organização volta ao topo. Um módulo – Recuperando a Liderança – tornou-se um grito de batalha interna para gerentes e seus associados. Cada módulo ajudou líderes a preparar-se para o próximo passo na implementação da estratégia.

Continua amanhã…

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