
A ação coordenada, que está no quarto encontro, ocorre em várias cidades de todo o Brasil e é resultado de uma parceria firmada entre a Azul Viagens e a Empetur. Para o executivo comercial da Azul Ricardo Alfredo, “a parceria contribui para mostrar aos operadores e agentes de viagens as diversas opções de turismo, tanto de lazer como de negócios, que Pernambuco oferece e com preços acessíveis”. Ele explica que é possível passar três noites em Porto de Galinhas, por exemplo, por R$ 790, por pessoa, incluindo aéreo, terrestre e hospedagem.
A gestora de marketing da Prefeitura de Recife, Roberta Jaroslavsky, ressalta que na capital, assim como o estado pernambucano, tem um turismo que reúne belezas naturais, cultura, artes e uma gastronomia bem peculiar. “Em Recife também temos o turismo religioso muito procurado e neste evento buscamos mostrar essa diversidade”. Ela acrescentou que além disso a capital pernambucana oferece boa infraestrutura e 12 mil leitos para receber seus turistas. “Até 2014 serão 18 mil com os novos empreendimentos como o Sheraton, Marriot e Ibis.
Carlos Porto, gerente da Empetur, pontua que o evento percorrerá 12 cidades. “Salvador foi a quarta que recebeu o evento, e foi escolhida por ser a primeira entre as cidades do nordeste que enviam turistas para Pernambuco, a próxima será Brasília”.Ele acrescentou que as cidades foram selecionadas em função do seu potencial em enviar visitantes ao estado. Já a escolha da parceira Azul é porque a empresa trabalha fortemente no interior o que facilita a proposta do projeto, que inclui potencializar a interiorização do estado e trabalhar também o nordeste.
De acordo com Porto, o evento também ajuda a desmistificar que o Nordeste não tem diversidade em seus destinos turísticos. “Levamos nossa culinária, nossa música, nossa cultura e artesanato para mostrar que há diferenças entre os estados do Nordeste”.Anne Carvalho, executiva de Marketing da Empetur ressalta as varias opções que o turista encontra “como a riqueza arquitetônica, com destaque para Olinda, o Frevo, as igrejas e museus, praia e sol e as das belezas do sertão”.
Além do turismo de lazer, o de eventos também é muito forte no Estado, conforme explicou Debora Linhares do Convention Bureau, correspondendo por 60% da demanda e fazendo com que a média de ocupação hoteleira seja em torno de 90% ao ano. Entre as ações da instituição para captar clientes está o programa Pernambuco mais três, que consiste em fazer com que o turista de negócios permaneça mais três dias depois do evento, de preferência trazendo a família.
A Azul Viagens é a operadora de turismo da Azul Linhas Aéreas Brasileiras que possui forte presença no interior paulista e atua em 100 destinos por todo o Brasil. São 12 lojas distribuídas pelo estado de São Paulo, em cidades como: Campinas (Shopping Dom Pedro e Campinas Shopping), Jundiaí Sorocaba, Piracicaba, Santa Bárbara d´oeste, Hortolândia , Indaiatuba, São José do Rio Preto e São Paulo (Shopping Eldorado, Shopping Tamboré e Congonhas).