É cada vez maior o número de profissionais interagindo, colaborando e aumentando seu cabedal de conhecimentos através da tecnologia. Plataformas de mídia social como o Twitter, Facebook (e cada vez mais Google+), e também blogs e plataformas de social bookmarking como Pinterest fornecem acesso a uma incrível diversidade de recursos e isso é apenas uma pequena parte! Há também webinars e cursos de e-learning além de livros, eBooks, e de comunidades de aprendizagem profissional locais.
E a melhor parte? Muitos desses recursos são gratuitos, e podem ser usado com base em uma boa administração do tempo livre. Como aproveitar esta fartura de recursos de forma eficiente? Com muita reflexão.
Prioridade é fundamental, você não pode fazer tudo.
Para priorizar de forma correta é salutar conhecer seus pontos fortes e fracos como profissional e analisar os recursos disponíveis, procurando os pontos de encaixe, onde cada recurso pode atuar para incrementar forças e diminuir ou anular fraquezas.
Uma dica para ajudar a encontrar o que há de mais importante é identificar os pilares do desenvolvimento de sua carreira, identificando as “habilidades chave”, aquelas que são importantes, pois definirão a base para todo seu desenvolvimento. Uma vez que você tenha alcançado esta visão geral, você saberá por onde começar.
Planos de crescimento profissional muitas vezes são construídos em torno de pontos fracos, com avaliações apontando suas deficiências e a forma que você pode melhorar. Esta é a melhor abordagem? Se você possui habilidades diferenciadas, use isso, encontre fontes de conhecimento que o permitam tirar o máximo proveito destas competências onde você é diferenciado. Cada profissional é bom em alguma coisa, saiba no que você é excepcional e cresça a partir daí.
Diversidade é a chave para o crescimento, pergunte a outros profissionais quais recursos de aprendizagem eles utilizam em sua rede, leia blogs em busca de tendências, não tenha medo de tentar coisas novas. Obter o máximo de desenvolvimento profissional é realmente um exercício de dedução e senso comum.
O grande barato é entender que sempre há mais para aprender, você nunca sabe quando vai descobrir que nova tendência ou tecnologia vai transformar sua área de atuação ou reacender seu entusiasmo para seu ofício.
Bons estudos!
Claudio Moreira