Olá amigos leitores do meu site, como vão? Conflitos no local de trabalho são uma conseqüência inevitável da vida profissional. Algumas pessoas parecem gostar do conflito, enquanto outros conseguem evitar confusões em situação de trabalho com colegas de trabalho por anos. Mas, eventualmente, todo mundo tem desentendimentos com alguém no trabalho.
Um conflito não é nada raro. Pesquisas do site Career Builder indicam que os gestores de recursos humanos gastam de 25 a 60 por cento do seu tempo resolvendo conflitos de funcionários e um estudo da Universidade da Carolina do Norte mostrou que mais de metade dos trabalhadores disse que a ansiedade causada por um conflito passado ou presente com um colega de trabalho lhes custou precioso tempo. Mais de um quarto dos colaboradores disse que eram menos produtivos, porque passaram excessivo tempo tentando evitar um confronto com um colega de trabalho.
A literatura da resolução de conflitos fornece uma super abundancia de técnicas e lições, todas ajudando os gestores a compreender que um conflito não é algo necessariamente ruim, afinal, embates de ideias são necessários para gerar a inovação. O grande problema é quando o conflito torna-se um atrito.
De todos os conselhos que os especialistas da área apresentam a que mais me agrada é: não tome o conflito como algo pessoal. Não veja as opiniões conflitantes de alguém como uma avaliação negativa sua como pessoa ou colega de trabalho, é natural que os colegas de trabalho tenham pensamentos diferentes sobre os projetos no trabalho, se alguém tem uma perspectiva diferente, não é necessariamente um indício de crítica às suas habilidades como ser humano ou como colaborador.
Esteja aberto a críticas construtivas e tenha em mente que transformar um conflito em uma situação de aprendizagem podem beneficiar grandemente a sua carreira.
É isso, uma excelente e produtiva semana à todos!
Claudio Moreira